Biodiversidade, Caça, Ruralidade

A terrível pandemia que vivemos, obrigou o Intergrupo “Biodiversidade, Caça, Ruralidade” a que presido, a “reinventar” e adaptar o seu Plano de Acção. De facto, o mundo não pára e a nossa Sociedade, a nossa Economia e as nossas Gentes precisam, mais do que nunca, de acção política esclarecida e bem informada.

Enquanto plataforma de diálogo e de troca de ideias que junta as Instituições Europeias e alguns dos mais importantes actores do Mundo Rural a nível europeu, organizámos, por via digital as 3 Conferências e uma reunião de trabalho que tínhamos previstas até ao fim de Outubro. 

Nesse sentido contribuímos para os actualíssimos debates relativos às Estratégias Europeias para a Biodiversidade, "do Prado ao Prato" e Florestas, bem sobre a interdição do uso de munições de chumbo nas zonas húmidas, levando à Comissão e aos responsáveis políticos europeus a visão dos diferentes sectores mais directamente afectados, oferecendo inputs e promovendo decisões realistas e gradualistas. Denunciámos a falta de coordenação nas politicas Florestais Europeias, relembrámos que sem prado não há prato e sublinhámos a importância da existência de sinergias entre estas diferentes Estratégias para a preservação da Biodiversidade.

E a elevada participação online (750 participantes) dá-nos ânimo e justificou a nossa aposta! E até ao fim de Dezembro ainda organizaremos mais dois eventos online que, espero, possam repetir o êxito dos anteriores!