Alterações climáticas - Pacto dos autarcas: cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20

Alterações climáticas - Pacto dos autarcas: cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20

 

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi a anfitriã hoje no Parlamento Europeu do debate, "Cidades Sustentáveis  e Alterações Climáticas - Como as cidades poderão combater as alterações climáticas".

O debate foi organizado em parceria com o "Pacto dos autarcas europeus" que integra já 20 cidades portuguesas: Águeda, Almada, AveiroBenaventeCascaisEsposende, Ferreira do Alentejo, Guarda, Lisboa,  Moura, Oeiras, Ovar, Palmela, Ponta Delegada, Porto, Santiago do Cacém, Santo Amador, Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia  e Viseu.

Durante a sua intervenção a deputada Maria da Graça Carvalho declarou a "importância deste assunto no mundo actual, uma vez que na UE 80% da população vive nas áreas urbanas e as cidades são responsáveis por 75% das emissões de CO2 e consomem mais de 75% dos recursos naturais.

Regozijou-se por mais de 1400 cidades em 36 países terem aderido a este pacto, declarando que "Este é o modelo que a Europa deve seguir para a luta contra as alterações climáticas: compromissos voluntários mas assumidos entre os stakeholders, envolvimento das populações, numa abordagem voluntária" . No seu discurso a deputada também referiu que"A concentração dos recursos nas cidades pode ser util na luta contra as alterações climáticas: Uma produção de energia descentralizada, a integração das energias renováveis no ambiente urbano, a utilização das tecnologias de informação e de comunicação para os sistemas de energia e veículos limpos são exemplos de tecnologias inovadoras para as cidades".

A deputada falou também sobre as iniciativas europeias existentes tendo em vista estes objectivos tais como CONCERTO, CIVITIAS, ManagEnergy e Smart Cities. E a terminar, desafiou Comissão Europeia a "organizar acordos semelhantes para os estados insulares europeus".

Do painel de oradores destacaram-se a Deputada Maria da Graça Carvalho, Fabrizio Barbaso, Director Geral-Adjunto da DG Energia da Comissão Europeia e Grégoire Clerfayt, Director da Célula de Energia do Ministério da Energia da Região de Bruxelas.

 

Para mais informações clique aqui

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho