“A Rússia criou um novo modelo de 'guerra por procuração’, que ameaça a Europa e o mundo”. As palavras são do eurodeputado Hélder Sousa Silva, na sessão plenário de hoje, em Estrasburgo.
O deputado do PSD sublinhou a circunstância de a popularidade da solução de dois Estados em Israel estar em mínimos históricos, tendo considerado que, sem esse ponto de partida, “toda a diplomacia do mundo será pouca”.
Na reunião, o eurodeputado eleito pelo PSD afirmou ter constatado um compromisso de todos os intervenientes portugueses na realização deste projeto e deu conhecimento do ponto da situação do mesmo, informando que, neste momento, já se está a trabalhar arduamente na parte técnica e a avançar com os agentes culturais, começando pelos locais e regionais.
Sérgio Humberto, que é relator principal do ficheiro, defende uma Agência Europeia da Segurança Marítima mais forte e transparente. “Reitero o nosso empenho em garantir uma EMSA com mais competências e autonomia, disponível para auxiliar os Estados-Membros e capaz de assumir um papel ativo a nível mundial”, garante o eurodeputado.
Portugal, pela sua centralidade, tem vindo a adquirir uma crescente relevância geoestratégica entre continentes, acrescentando elevado valor na conectividade das redes globais de comunicações.
“Um relatório muito relevante, pois permitirá, por um lado, avaliar o que tem sido feito até agora pela Política de Coesão sobre o Fundo de Transição Justa".
“E Portugal está na vanguarda da proteção da biodiversidade”, diz Sérgio Humberto, deputado ao Parlamento Europeu do PSD e membro da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar”.
Numa sociedade inclusiva, livre e democrática, “como a nossa, é nosso dever continuar a criar, manter e desenvolver condições para a participação e fortalecimento de todos os cidadãos”, defende Sérgio Humberto.
A delegação do PSD no Parlamento Europeu congratula-se com a criação de uma subcomissão para a crise da habitação na UE.
“Temos de apostar tudo na prevenção”. Foi esta a mensagem deixada pelo eurodeputado Hélder Sousa Silva, no plenário em Estrasburgo, a propósito das catástrofes naturais que têm assolado ultimamente a Europa e o mundo.