O chefe de delegação do PSD, deputado Paulo Cunha, assinalou o 35º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Um marco fundamental na defesa e proteção das crianças ao nível internacional.
Na passagem dos 35 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, o eurodeputado Hélder Sousa Silva alertou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que a grande maioria dos países da Europa tem falta de professores, o que compromete “uma educação de qualidade”.
O Parlamento Europeu aprovou hoje o Orçamento da União Europeia para o ano 2025, num total de cerca de 200 mil milhões de euros, reforçando em 1,78% os compromissos financeiros assumidos em 2024. Um acordo que, segundo o eurodeputado Hélder Sousa Silva, que integrou a equipa de negociação do Parlamento, materializa o compromisso da União Europeia com os seus cidadãos, “precisamos de um orçamento robusto, que garanta uma Europa forte, capaz de agir e de defender os seus valores democráticos”
O deputado Paulo Cunha, em nome da delegação do PSD no Parlamento Europeu, congratulou-se hoje pela eleição da Comissão Europeia e pelo sinal de responsabilidade que a aprovação representa “num contexto de urgência pela instabilidade geopolítica global”, sublinhou.
O deputado eleito pelo PSD, apelou ao envolvimento das instituições europeias para esta situação, que não deve ser apenas uma questão da Península Ibérica com França, mas antes um problema europeu. “As interligações elétricas e de hidrogénio são de extrema importância para os países do centro da Europa”, assegura.
Uma “deslocação de centenas de reclusos para as cadeias de outras ilhas e continente português, passando estes a cumprir uma dupla pena, também pelo isolamento, quer para os próprios, quer para as suas famílias, dificultando o processo de reabilitação, que é o objetivo último desta medida de privação de liberdade. E isto tem de acabar”.
No decurso da sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Sebastião Bugalho, Vice-Coordenador para os Assuntos Externos do Grupo do Partido Popular Europeu, interveio no debate sobre o reforço do apoio inabalável da UE à Ucrânia e a crescente cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia.
O chefe de delegação do PSD, deputado Paulo Cunha, alertou para os números assustadores do mais recente relatório da ONU que revelam que todos os dias 140 mulheres perdem - diariamente - a vida às mãos daqueles que lhes são mais próximos.
Delegação da UE para as relações com a República Federativa do Brasil define plano de ação para a legislatura 2024-2029
A COP29 terminou na madrugada do dia 24, em Baku, no Azerbaijão, dois dias depois da data prevista para o encerramento dos trabalhos. O acordo prevê um aumento das contribuições financeiras obrigatórias dos países mais desenvolvidos, que deverá atingir os 300 mil milhões de euros até 2035, para apoiar a redução das emissões e a transição climática.