No seguimento da apresentação de um novo ato delegado sobre taxonomia sustentável, a eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, questionou formalmente a comissária portuguesa Maria Luís Albuquerque sobre o pacote de simplificação regulatória proposto pela Comissão.
Na sessão plenária de Estrasburgo, Sérgio Humberto abordou o tema da importância das infraestruturas transeuropeias de transportes em tempos de estagnação do crescimento económico e de grandes ameaças à segurança da Europa.
“A crise energética desencadeada pela utilização da energia como uma arma pela Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia, constituiu um alerta inequívoco quanto à vulnerabilidade da União Europeia e à sua dependência de fontes externas, desde logo do gás russo. Neste contexto, as comunidades de energia contribuem também para a segurança energética europeia, além de serem fundamentais para a transição energética ”.
“Temos de ser capazes de dar respostas céleres, eficazes e humanistas, aos fluxos de migração ilegal, para conseguirmos gerir a capacidade de integração de forma digna dos migrantes legais no espaço da União Europeia. O documento hoje aprovado vai nesse sentido e é um contributo importante que merece o nosso apoio na sua generalidade.”, afirma o deputado Paulo Cunha, chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu.
No debate sobre as conclusões do Conselho Europeu de 20 de março, Paulo Cunha, chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, apontou três prioridades essenciais para Portugal e para a União Europeia: reforçar a competitividade, aumentar a autonomia energética e continuar a apoiar inequivocamente a Ucrânia.
O eurodeputado Hélder Sousa Silva pediu, no Parlamento Europeu, “um orçamento robusto” para dar uma resposta clara aos desafios que a Europa vive. No plenário, em Estrasburgo, referiu ainda que a União Europeia precisa estar “bem preparada para responder a crises”, passando de uma atitude meramente responsiva para uma visão pró-ativa.
Sérgio Humberto, membro da Comissão do Ambiente, do Clima e da Segurança Alimentar, discursou na sessão plenária, em Estrasburgo, a propósito dos resultados das recentes negociações da COP16 sobre a biodiversidade, em Roma.
Paulo Cunha, membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos (LIBE) e chefe de delegação do PSD no Parlamento Europeu, considera que “a segurança interna da União Europeia enfrenta desafios sem precedentes, num momento em que as ameaças não respeitam fronteiras”.
A eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, defendeu esta semana no Parlamento Europeu a urgência de concretizar a União das Poupanças e do Investimento, um dos dossiês centrais do atual mandato europeu e que está sob a alçada da Comissária portuguesa Maria Luís Albuquerque.
Sérgio Humberto, membro da Comissão da Saúde Pública, defende que o Plano de Ação Europeu para as Doenças Raras deve fazer parte do debate da agenda política europeia. “As doenças raras afetam milhões de cidadãos europeus, representando um dos maiores desafios da saúde pública na União Europeia”, afirma o eurodeputado.