Durante o debate do Parlamento Europeu sobre o tema "Recorde de calor em 2024: necessidade de uma ação climática para combater o aquecimento global", a eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, enfatizou a urgência de se enfrentar os impactos das alterações climáticas.?
“Enquanto eurodeputados, temos a responsabilidade de ser voz ativa na justificação do aumento do investimento na defesa da União, quer estejamos no Norte, no Centro ou no Sul da Europa”.
Na intervenção sobre as conclusões da última reunião do Conselho, que decorreu esta manhã na sessão plenária de Estrasburgo, o chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Cunha, sublinhou a urgência do reforço dos laços transatlânticos e a importância do respeito por princípios políticos fundamentais.
“A Rússia criou um novo modelo de 'guerra por procuração’, que ameaça a Europa e o mundo”. As palavras são do eurodeputado Hélder Sousa Silva, na sessão plenário de hoje, em Estrasburgo.
O deputado do PSD sublinhou a circunstância de a popularidade da solução de dois Estados em Israel estar em mínimos históricos, tendo considerado que, sem esse ponto de partida, “toda a diplomacia do mundo será pouca”.
Na reunião, o eurodeputado eleito pelo PSD afirmou ter constatado um compromisso de todos os intervenientes portugueses na realização deste projeto e deu conhecimento do ponto da situação do mesmo, informando que, neste momento, já se está a trabalhar arduamente na parte técnica e a avançar com os agentes culturais, começando pelos locais e regionais.
Sérgio Humberto, que é relator principal do ficheiro, defende uma Agência Europeia da Segurança Marítima mais forte e transparente. “Reitero o nosso empenho em garantir uma EMSA com mais competências e autonomia, disponível para auxiliar os Estados-Membros e capaz de assumir um papel ativo a nível mundial”, garante o eurodeputado.
Portugal, pela sua centralidade, tem vindo a adquirir uma crescente relevância geoestratégica entre continentes, acrescentando elevado valor na conectividade das redes globais de comunicações.
“Um relatório muito relevante, pois permitirá, por um lado, avaliar o que tem sido feito até agora pela Política de Coesão sobre o Fundo de Transição Justa".
“E Portugal está na vanguarda da proteção da biodiversidade”, diz Sérgio Humberto, deputado ao Parlamento Europeu do PSD e membro da Comissão do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar”.