campaign-5
  • 1 de Julho, 2025

Hélder Sousa Silva coorganiza seminário sobre o futuro do Comando e Controlo da Defesa Europeia

O Parlamento Europeu recebeu  o seminário de alto nível “From Words to Actions: Putting European Defence First”, coorganizado pelo eurodeputado português Hélder Sousa Silva e pelo eurodeputado francês, Christophe Gomart, com o apoio do Grupo Partido Popular Europeu. O evento reuniu decisores políticos, militares e representantes da indústria da defesa, que discutirem uma das áreas mais críticas e subvalorizadas da capacidade europeia: a estrutura de Comando e Controlo.

O seminário foi aberto pela Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola; e contou com a participação do Comissário Europeu para a Defesa e o Espaço, Andrius Kubilius; do Comandante das Forças Terrestres Francesas, General Bertrand Toujouse; do antigo Vice-Chefe de Estado-Maior da Bélgica, General Marc Thys; e do Vice-Presidente do Grupo Thales para a Europa, Marc Darmon, entre outros.

Na sua intervenção, Hélder Sousa Silva destacou que, “num ambiente global cada vez mais instável, a Europa já não pode permitir-se o luxo da fragmentação na sua coordenação militar”. O eurodeputado português, com formação miliar, sublinhou que “a coordenação entre Estados-membros é possível, mas os limites da nossa capacidade atual são evidentes”.

Hélder Sousa Silva apelou à criação de uma estrutura de Comando e Controlo europeia, que seja “permanente, equipada e interoperável”, capaz de garantir não só a prontidão operacional, mas também a autonomia estratégica da União: “Sem uma cadeia de comando unificada e funcional, a defesa europeia continua a ser uma ambição sem meios”, afirmou.

A realização desta atividade insere-se no esforço do PPE em dotar a União Europeia de uma verdadeira arquitetura de defesa, com capacidade autónoma de planeamento, decisão e ação, mas sempre dentro do princípio de sermos o pilar europeu da NATO.