campaign-5
  • 3 de Julho, 2025

Parlamento Europeu prepara COP 30

O Parlamento Europeu acolheu a primeira sessão de preparação para a COP30, que terá lugar em novembro, na Amazónia (Brasil), num momento em que o mundo discute o fracasso coletivo em cumprir o Acordo de Paris, cuja meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C já foi ultrapassada em 2024.

A iniciativa foi promovida pela eurodeputada portuguesa Lídia Pereira, do PSD, e pela eurodeputada italiana Annalisa Corrado, dos socialistas europeus, ambas envolvidas na Resolução que o Parlamento Europeu levará à COP30.

O evento contou com a presença do Embaixador André Corrêa do Lago, Presidente da COP30, e vários especialistas, entre os quais Jean-Pascal van Ypersele, climatologista da Universidade Católica de Lovaina, Tiago Neves Sequeira, Professor na Universidade de Coimbra, Natalia Alonso Cano, representante da unidade da Organização das Nações Unidas para a Resolução de Riscos e Desastres (UNDRR) e Jan Dusík, Vice-Diretor-Geral da DG CLIMA, da Comissão Europeia.

Lídia Pereira sublinhou a urgência deste momento político, apelando a que a COP30 represente um ponto de viragem: “Este é um momento que exige correção de rumo. Não com hesitação, mas com urgência, ambição e visão” e reforçou ainda o compromisso do Grupo PPE com a agenda verde europeia: “Acreditamos que é possível descarbonizar para crescer. Mas precisamos de mais investimento, simplificação inteligente e políticas que reforcem a nossa competitividade, porque é essa competitividade que sustenta o modelo social europeu.”

Na sessão, Annalisa Corrado destacou que “não vamos apenas preparar-nos para a COP30. Vamos usá-la como um catalisador para alinhar compromissos políticos, instrumentos de financiamento e estratégias de cooperação”, acrescentando que “falar de descarbonização é falar de um futuro justo, de uma economia próspera e de paz”.

Por sua vez, o Presidente da COP30, Embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que “o encontro dos chefes de Estado e de Governo, previamente ao início da COP30, deverá representar uma transição decisiva da fase de negociação para a fase de implementação”, sublinhando que “não há progresso futuro para a humanidade sem uma cooperação profunda, rápida e sustentada entre todos os países”.

Lídia Pereira, que liderou a delegação do Parlamento Europeu na COP29 em Baku, onde foram alcançados compromissos relevantes em matéria de financiamento climático, concluiu que a Europa deve chegar a Belém “preparada para liderar com clareza, consistência e convicção”.

O workshop contou com uma sessão de perguntas e respostas, promovendo um diálogo construtivo sobre os caminhos possíveis para garantir uma transição climática justa, inclusiva e economicamente viável.