17
Jun
O eurodeputado Hélder Sousa Silva saudou hoje a Comissão Europeia pelo apoio dado aos 27 Estados-membros da UE para a produção de material de segurança e defesa. São mais de 150 mil milhões de euros a serem utilizados nas indústrias de defesa, em prol da soberania europeia.
O Eurodeputado Paulo Cunha alertou, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, para os sinais alarmantes de fragilização do Estado de Direito em vários Estados-Membros da União Europeia. No debate sobre o Relatório de 2024 da Comissão Europeia, destacou que a democracia europeia enfrenta ameaças internas crescentes e defendeu uma resposta firme, unida e transversal de todas as forças políticas na defesa dos valores fundamentais da União.
O eurodeputado português, que integra a Comissão da Segurança e da Defesa do Parlamento Europeu, destacou a importância do acesso a informação geoespacial fiável e sublinhou o potencial da indústria portuguesa neste domínio.
Sérgio Humberto, membro da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais (EMPL), viu aprovado o parecer sobre a proposta de revisão intercalar dos fundos de coesão da União Europeia, com especial enfoque na proteção e promoção da dimensão social da política de coesão.
O Eurodeputado do PSD Paulo do Nascimento Cabral defendeu uma “política de Coesão mais robusta, flexível, multinível, e simplificada, centrada na promoção da igualdade territorial e no combate às assimetrias regionais” durante o debate sobre o reforço das zonas rurais na UE através da Política de Coesão, que teve lugar esta semana na sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Paulo Cunha participou na iniciativa do maior grupo político do Parlamento Europeu que reuniu na cidade dos Países Baixos, deputados e dirigentes políticos para debater os principais desafios estratégicos da União Europeia.
11
Jun
O eurodeputado Hélder Sousa Silva defendeu, na Amazon Week 2025, a cooperação com o setor privado, as ONG’s e a mobilização da sociedade civil, para as questões relacionadas com a ação climática.
Para o Eurodeputado do PSD, é fundamental defender os agricultores e garantir que os consumidores estejam devidamente informados. “Não é aceitável que exerçam esta pressão sobre o elo que, infelizmente, continua a ser o mais fraco, que é exatamente o agricultor. E, por isso, é importante que os consumidores também tenham a informação necessária para poderem penalizar as empresas que recorrem a esse tipo de práticas”.
O deputado do PSD ao Parlamento Europeu reuniu em Kinshasa, capital da RDC, com representantes do governo, nomeadamente com o vice-primeiro ministro e ministros, presidente do Senado, embaixadores, organizações de jovens e de mulheres, movimentos dos cidadãos, entre outros.
A eurodeputada Lídia Pereira, vice-presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE), liderou uma missão oficial a Washington D.C., no âmbito do Future Lab, iniciativa que coordena no Parlamento Europeu. ?