Durante o debate sobre o Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2025, o chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Cunha, destacou a necessidade de apostar numa abordagem clara e objetiva para reforçar as bases económicas e estratégicas da União Europeia. "A mensagem tem de ser clara: é tempo de investir e simplificar ", afirmou.
No plenário de Estrasburgo, Hélder Sousa Silva alertou para a necessidade de um maior investimento na defesa do espaço europeu, considerando o mundo atual em que vivemos, tendo ainda sublinhado que “os países que não têm meios militares próprios, tornam-se dependentes da boa vontade dos outros”, o que cria uma ideia errada de segurança.
O eurodeputado alertou para os riscos que a dependência externa representa para setores estratégicos fundamentais na Europa, incluindo o automóvel e as energias renováveis.
“O futuro do trabalho na Europa depende da nossa capacidade de readaptar e impulsionar o ensino e a formação profissional”, defende Sérgio Humberto, membro da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais.
Segundo o eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, responsável pelo relatório, “Cabo Verde, tem uma enorme importância estratégica enquanto interveniente relevante no Oceano Atlântico, servindo também de porto à frota europeia e recordo que a União Europeia e Cabo Verde desenvolveram uma relação de cooperação que dura há mais de quatro décadas, baseada no respeito e no diálogo político.
11
Fev
No passado dia 11 de fevereiro, o plenário do Parlamento Europeu debateu a preparação para uma nova era comercial, questionando se esta viria a assentar na cooperação multilateral ou em direitos aduaneiros.
A eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, apelou durante a última sessão plenária do Parlamento Europeu, a uma transmissão mais rápida dos efeitos da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) para o dia a dia das famílias, particularmente no que respeita ao crédito à habitação.
"A dependência de fontes externas de proteína torna a União Europeia vulnerável a disputas comerciais, às restrições às exportações e às tensões geopolíticas. Necessitamos, por isso, de um sistema alimentar mais autónomo e autossuficiente", afirmou o Eurodeputado do PSD.
"Enquanto o mundo se foca na IA e na blockchain, poucos em Bruxelas percebem que a computação quântica pode ser a maior revolução de todas – e que o nosso ‘momento ChatGPT’ está ao virar da esquina.”
O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral reuniu com a direção da delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias - ANAFRE, para “auscultar as principais preocupações das freguesias no que concerne aos fundos comunitários e ao projeto europeu”.