A Eurodeputada iniciou a sua intervenção lembrando que “o acordo que criou o Espaço Económico Europeu foi assinado há 21 anos”.
Para Regina Bastos esse acordo “permitiu que o Mercado Interno se alargasse aos três países da Associação Europeia de Comércio Livre, Islândia, o Liechtenstein e a Noruega” e “que as relações económicas e comerciais entre as partes se tornassem mais fortes.”
Regina Bastos acrescentou que “para se ter a noção da grandeza e do sucesso deste Espaço Económico, basta atentar que em 2012, o valor das transacções comerciais foi de Cento e Sessenta Mil Milhões de Euros”, salientou ainda que "duas décadas depois da assinatura do acordo, San Marino, Andorra e Mónaco manifestam vontade de fortalecer as suas relações com a UE".
Nesse sentido, Regina Bastos mencionou que “a ampliação do mercado interno vai reforçar o crescimento económico de todos os participantes, podendo ser um factor positivo para o crescimento económico e a criação de emprego”.
Regina Bastos, concluiu a sua intervenção frisando que “é chegada a hora da União Europeia Avaliar, Agir e Decidir”. “Avaliar o funcionamento do Espaço Económico Europeu; Agir eliminando lacunas e colmatando insuficiências e apostando na criação de condições para optimizar as potencialidades do Mercado Interno; E Decidir pelo reforço consistente e coerente das relações com San Marino, Andorra e o Mónaco”.
Intervenção:
http://www.europarl.europa.eu/sides/getVod.do?mode=unit&language=EN&vodId=1381353860876#