A cooperação entre a União Europeia e a Algéria, os Direitos do Homem, a liberdade de imprensa e de expressão, a situação dos jovens, o diálogo social e a luta contra o terrorismo serão alguns dos assuntos abordados durante este encontro inter-parlamentar, que pretende incentivar o diálogo entre a UE e este país.
Outros assuntos como as relações com os países vizinhos e a questão do futuro da União do Magreb Árabe, também serão discutidos. Neste sentido, Maria da Graça Carvalho considera "crucial incentivar o desenvolvimento das relações económicas e políticas entre Algéria, Marrocos, Líbia e Tunísia para afiançar a estabilidade e prosperidade na região".
Maria da Graça Carvalho acredita que as manifestações populares que actualmente estão a ter lugar no mundo árabe e no norte de África mostram "que é fundamental desenvolver uma nova política externa da UE que incentive as parcerias entre a Europa e os países árabes nos vários domínios sociais e económicos de importância fundamental para as duas regiões, como por exemplo na educação, na cooperação no domínio da energia e na cooperação entre as universidades".
Durante os Encontro inter-parlamentário, os deputados europeus irão reunir com o Primeiro-Ministro da Argélia, com o Parlamento Nacional, com o Ministro para as Relações Exteriores e com o Ministro para as relações africanas e magrebinas.