Eurodeputada do PSD leva tema do encerramento dos aeroportos ao Parlamento Europeu

Eurodeputada do PSD leva tema do encerramento dos aeroportos ao Parlamento Europeu

 

 

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, levou esta tarde o tema da crise provocada pela nuvem de cinza que obrigou ao encerramento dos aeroportos um pouco por toda a Europa ao Plenário do Parlamento Europeu

 

Numa intervenção feita na abertura da sessão, a Eurodeputada do PSD, recordou que, apesar de estarmoshoje, perante uma catástrofe natural de consequências imprevisíveis, a "ciência permite-nos calcular, com precisão razoável, o efeito das partículas na atmosfera, nos motores dos aviões e nos sistemas de aviónica. A ciência também nos permite calcular com precisão razoável o movimento dessas partículas na atmosfera. "

 

Tendo em conta a reunião de hoje dos Ministros dos Transportes da UE que estão reunidos para decidir como lidar com a situação dos transportes aéreos, Graça Carvalho defendeu que as conclusões desta reunião deverão ser "baseadas nos conhecimentos científicos e no princípio de precaução."

 

Para Maria da Graça Carvalho, a "economia não pode ter prioridade em relação à segurança das pessoas. A Europa deverá continuar a ter o papel de bastião da defesa da segurança e qualidade de vida."

 

De seguida a Deputada do PSD, pediu, perante o plenário do PE, "soluções rápidas, pragmáticas sobre os sistemas de transportes alternativos por terra e por mar."

 

A terminar, Graça Carvalho lembrou que, durante o último ano "temos sido confrontados com diversas crises (financeira, económica e social), catástrofes naturais e epidemias. Perante estes factos os decisores políticos deverão ter atitudes pragmáticas, flexíveis, baseadas em conhecimentos científicos e na eficiência dos recursos,sejam eles naturais ou financeiros. Mas, acima de tudo, os decisores políticos deverão ter sempre como primeira prioridade o bem-estar dos cidadãos."

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho