Eurodeputado português integra missão de observação eleitoral à Venezuela

Eurodeputado português integra missão de observação eleitoral à Venezuela

O eurodeputado do PSD Nuno Teixeira integra a comitiva do Partido Popular Europeu que se desloca esta quinta-feira à Venezuela para uma missão de observação eleitoral às Primárias na Venezuela, a decorrer no próximo dia 12. Este acto eleitoral, inédito, irá definir a escolha do candidato opositor a Hugo Chavez nas próximas eleições Presidências de 7 de Outubro.

 

Nuno Teixeira foi um dos eurodeputados escolhidos pelo PPE para, presencialmente, observar o decorrer deste acto eleitoral, que se realiza pela primeira vez entre os partidos da oposição. Para o eurodeputado português “estas eleições revestem-se da maior importância para a Venezuela, uma vez que sairá daqui o candidato único da oposição que irá enfrentar Hugo Chavez, o que poderá servir de alavanca às mudanças necessárias na Venezuela".

 

Esta missão do PPE, que irá culminar com uma avaliação do dia eleitoral, conta ainda com a presença dos eurodeputados espanhóis Gabriel Mato e Pablo Arias. Em conjunto, os três eurodeputados irão manter contacto com os principais candidatos que vão a votos, nomeadamente Henrique Capriles, Pablo Pérez e Maria Machado.

 

A Venezuela enfrenta actualmente diversos problemas que vão desde a erosão das liberdades à corrupção alargada na sociedade. Contudo são os índices de criminalidade que mais preocupam Nuno Teixeira " Em 2011 Caracas foi a segunda cidade mais perigosa da América Latina, com uma média de 200 homicídios por 100.000 habitantes. É, por isso, importante perceber as causas destes índices elevadíssimos para inverter esta situação." Esta preocupação do Deputado será discutida no almoço agendado no Centro Português de Caracas, onde serão debatidos problemas sentidos pela comunidade portuguesa.

 

A missão conta ainda com uma reunião com os líderes dos principais partidos da oposição, com um almoço com o embaixador da UE, de Portugal e de Espanha na Venezuela e com um encontro com o Presidente da Associação de Empresas Petrolíferas Estrangeiras, Luis Xavier Grisanti.

 

Nuno Teixeira integra esta missão como membro da Delegação com o Mercosul e da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.