A Vila do Gerês acolhe a partir de amanhã, quarta-feira, a III Festa da Europa. São cinco dias de intensa atividade, com exposições, conferências e também muita animação. Lançada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, a iniciativa é organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Terras de Bouro. Até domingo, propõe-se falar da União Europeia e das nossas potencialidades.
José Manuel Fernandes sublinha que "vivemos hoje momentos de grandes desafios a vencer", razão pela qual "urge saber para onde queremos ir, que objetivos queremos atingir". É nesse âmbito que enquadra a Festa da Europa, que "tem como principal objetivo mostrar as forças da Nossa Terra e dar a conhecer melhor a União Europeia, as suas instituições e programas". Salienta ainda que se trata de um "convite a refletir sobre o melhor caminho a seguir, de forma a atingirmos, em simultâneo, um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo".
"Temos forças e potencialidades que não podemos desperdiçar. Abordamo-las nesta Festa: a natureza, a ruralidade, a floresta, a água, a juventude. Temos de aproveitar estas forças, de forma a vencer os desafios que se nos deparam", defende o eurodeputado do PSD.
Ao longo da Festa da Europa, vão estar em destaque temas como o emprego e a juventude, a par do desenvolvimento rural e do ambiente. Os secretários de Estado das Florestas, Daniel Campelo, e do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, participam no evento, que conta ainda intervenções de responsáveis do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Administração da Região Hidrográfica do Norte, da CCDRN, do Parque Nacional da Peneda-Gerês e da União das Misericórdias Portuguesas.
A abertura da Festa da Europa é assinalada amanhã, quarta-feira, às 11h00, com a inauguração da exposição 'Portugal Europeu: Meio Século de História', apresentada pelo Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia.
Na ocasião, serão ainda apresentados os espaços de informação e contacto com o público que ficarão situados na Colunata do Gerês. Serão dedicados à distribuição de publicações sobre a União Europeia e à disponibilização de informações e aconselhamentos sobre o emprego em Portugal e na União Europeia. Ao longo dos cinco dias do evento, o IEFP marcará presença no espaço através de um técnico para prestar esclarecimentos.
No que toca às conferências temáticas, que terão lugar no Centro de Animação do Gerês (CAT), a Festa da Europa começará por proporcionar, na quinta-feira, dia 9, o debate sobre "Desenvolvimento Rural: potencialidades e recursos na ‘nossa terra’", para o que conta com a intervenção de Carlos Duarte, gestor do programa operacional ON2
–Novo Norte. Na sessão, um representante do IEFP encarregar-se-á também de deixar uma perspetiva de criação de emprego no meio rural, enquanto o presidente da União das Misericórdias Portuguesas. Manuel Lemos, falará da economia social no mundo rural.
O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, presidirá, na manhã de sexta-feira, dia 10, à sessão sobre ‘Água e Floresta como mais-valia social e económica’, contando ainda com intervenções presidente da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Pimenta Machado e do diretor do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Lagido Domingos.
No fim de semana, o sábado será dedicado ao lazer e ao desporto, com a realização de um passeio pedestre pelo Trilho dos Currais e jogos de futebol no novo relvado sintético do Campo da Pereira, no Gerês.
A Festa da Europa culmina no domingo, com uma conferência dedicada ao "Dia Mundial da Juventude: gerações de hoje e amanhã na Europa", que terá lugar na Vila do Gerês. O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, preside à sessão, onde participarão ainda o presidente da Câmara, Joaquim Cracel, e o presidente do IEFP, Octávio Oliveira, além do deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes.
Diversidade musical
Ao longo dos cinco dias da Festa da Europa, haverá ainda muita animação noturna, com atuação dos Amigos das Concertinas de Vila Verde já nesta quarta-feira. Os universitários da Azeituna, uma tuna da Universidade do Minho, vão marcar o ritmo da noite de quinta-feira, dia 10. Na noite seguinte, será a vez do fado, com os bracarenses Conceição Brito e Ricardo Barbosa acompanhados por António Rodrigues, na viola, e Manuel Corgas, na guitarra. No sábado, haverá lugar ao folclore do Rancho da Balanço e ainda uma sessão DJ com música dos anos 80 pelo disco-jóquei Milo Santoro.