Juventude é prioridade no próximo orçamento da União Europeia

Juventude é prioridade no próximo orçamento da União Europeia

Esta semana foram votadas na Comissão dos Orçamentos as linhas de actuação que devem ser seguidas no Orçamento da UE para 2011. Para além da recuperação económica, o próximo orçamento vai ter como prioridades Juventude, Ciência e Inovação.

O contributo dos deputados do PSD Maria da Graça Carvalho e José Manuel Fernandes foi determinante para colocar a Juventude como uma das prioridades para o ano de 2011, com a aprovação de seis propostas introduzidas no documento e que dão também seguimento à concretização do programa ‘Erasmus Primeiro Emprego’ que os eurodeputados do PSD conseguiram fazer aprovar no parlamento Europeu.

Maria da Graça Carvalho declara  que os jovens – e concretamente os licenciados e qualificados no ensino técnico e profissional – “estão a ser cada vez mais atingidos pelo desemprego e com mais dificuldade no acesso ao mercado de trabalho, sendo fundamental o programa de mobilidade Erasmus Primeiro Emprego ”. A eurodeputada acrescenta ainda que "Juventude, Ciência, Ensino Superior e Inovação, são a linhas mestres do próximo Orçamento 2011 da UE".

José Manuel Fernandes – que  tem vindo a defender um orçamento da juventude para a UE em 2011, considera que esta é uma aposta estratégica determinante para assegurar à Europa um novo impulso de desenvolvimento sócio-económico e um papel de liderança no contexto global”.

 As propostas apresentadas e aprovadas na Comissão dos Orçamentos do PE foram:

  • Investir na juventude é investir no futuro; este investimento deve ser feito o mais cedo possível e de forma coordenada através das várias áreas políticas;
  • Um dos objectivos deve ser a transição do sistema de educação para o mercado de trabalho;
  • Deve ser dada especial atenção às novas competências, como as "e-skills" e aspectos de empreendedorismo;
  • Assinala a importância da inovação e da agenda digital para o desenvolvimento económico e criação de emprego na Europa;
  • Sublinha o pedido, já aprovado pelo Parlamento, de avançar com um programa de mobilidade específico para promover o primeiro emprego para os jovens, intitulado "Erasmus Primeiro Emprego";
  • Sublinha como prioridades as áreas da Investigação, Inovação e Agenda Digital, como elementos fundamentais para um desenvolvimento sustentável na Europa; Assinala a importância de programas existentes que contribuem para este objectivo, como o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.

O orçamento da UE para 2011 é o primeiro orçamento a ser negociado de acordo com as regras estabelecidas no Tratado de Lisboa. Que confere ao Parlamento uma palavra decisiva em relação a todo o orçamento.

Maria da Graça Carvalho é Deputada do PSD ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão Indústria, Investigação e Energia e membro suplente da Comissão dos Orçamento. É Co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP (África, Caraíbas e Pacífico)-UE.

José Manuel Fernandes é Deputado ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão dos Orçamentos e membro suplente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar. Integra a Delegação para as Relações com a República Popular da China e a Delegação para as Relações com a Índia.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho