Maria da Graça Carvalho lança debate sobre a vulnerabilidade dos Estados insulares e regiões  ultraperiféricas

Maria da Graça Carvalho lança debate sobre a vulnerabilidade dos Estados insulares e regiões ultraperiféricas

A deputada do PPE, Maria da Graça Carvalho participa na 19° Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE que decorre em Tenerife entre 27 de Março e 1 de Abril e que contará com a participação de vários países de África, Caraíbas e Pacífico.

Durante os vários dias em que decorrerá a reunião, estão programados debates sobre os Documentos de Estratégia Regional, o impacto financeiro e económico das alterações climáticas nos estados ACP, para além do habitual tempo de perguntas e respostas à Comissão Europeia e ao Conselho.

Maria da Graça Carvalho aproveitará esta ocasião para lançar o debate sobre a necessidade de se criar uma estratégia de ligação da Europa com o Noroeste de África. Segundo a deputada, "devido à situação de desprotecção e vulnerabilidade em que os estados insulares se encontram, é essencial que a política de coesão da UE continue a apoiar as regiões menos desenvolvidas. Por este motivo exorto o Parlamento a iniciar um processo de reflexão para desenvolver novas estratégias para a região da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde)".

Em relação às RUP´S, a eurodeputada acredita que também é necessário criar uma nova estratégia para o desenvolvimento da Europa na sua vertente Atlântica. Esta, estabeleceria mais uma ponte entre a Europa e a África já que "iria melhorar os sistemas de comunicação, preservar o meio ambiente, fomentar o crescimento, o intercâmbio científico, a criação de emprego, a segurança, e facilitaria a luta contra a imigração ilegal".

Uma intervenção oral, uma pergunta à Comissão e uma pergunta ao Conselho, são algumas das acções que a eurodeputada levará a cabo durante a sessão para conseguir este objectivo.

Agenda de Maria da Graça Carvalho para a 19° Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE

No 27 de Março, Maria da Graça Carvalho participará durante a manhã na reunião da Comissão dos Assuntos Sociais e do Ambiente, e da parte da tarde na Reunião da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio, da qual é co-presidente. A terminar, no fim do dia participará no grupo de trabalho ACP-RUPS.

A abertura oficial da 19° Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE está prevista para dia 29. Durante a tarde participará no período de perguntas à Comissão, dirigidas a Andris Pielbags, comissário europeu de desenvolvimento onde colocará a questão de uma parceria entre a Europa e a África na sua vertente atlântica. Seguir-se-á um debate com a Comissão.

Após esta reunião, Maria da Graça Carvalho intervirá na Exposição e debate sobre os documentos de Estratégia Regional.

No terceiro dia da Sessão, a eurodeputada irá fazer uma intervenção sobre o impacto financeiro e económico das alterações climáticas nos Estados ACP e no dia 31, a deputada irá questionar o Conselho sobre a necessidade de se criar uma política de transportes para a ligação insular de estes estados à Europa continental e a países terceiros. Também participará no debate sobre as Regiões Ultraperiféricas e o papel que desempenham no Desenvolvimento Regional, onde levantará a questão sobre a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias para a região da Macaronésia.

Por último, no dia 1 de Abril decorrem as votações e o encerramento oficial da reunião