No passado mês de Dezembro, 142 deputados europeus enviaram uma carta ao Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, que apelava a um maior financiamento para as energias renováveis em futuros orçamentos da UE. A carta surgiu como resposta à comunicação da Comissão Europeia de 19 de Outubro sobre a Revisão do Orçamento da UE e expressava as opiniões dos deputados em relação à importância das energias renováveis para o futuro da União Europeia.
Durante a reunião foram ouvidas as opiniões da Comissária Hedegaard em relação a este assunto antes de os deputados europeus começarem a trabalhar na concretização das iniciativas parlamentares que serão levadas a cabo.
Para Maria da Graça Carvalho "O clima e as energias renováveis merecem maior prioridade nos futuros orçamentos da UE devido à importância decisiva que representam para o futuro da UE". E acrescenta que"É importante apostar na investigação científica, desenvolvimento tecnológico e demonstração na área das energias limpas".
Durante a reunião também foram abordados os seguintes assuntos: o Orçamento para a UE em investigação, Infraestruturas de energia, Ajuda ao desenvolvimento e incentivos transfronteiriços em energias renováveis.