Mário David encontra-se com Enviado Especial de Obama para o Médio Oriente

Mário David encontra-se com Enviado Especial de Obama para o Médio Oriente

O Eurodeputado PSD Mário David, Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para os Países do Maxereque (Egipto, Jordânia, Líbano e Síria), teve hoje, em Bruxelas, um encontro com o Senador George Mitchell, Enviado Especial do Presidente Obama para o Médio Oriente (na fotografia com Benjamin Netanyahu). ´

No final do encontro, Mário David reafirmou o empenhamento da União Europeia numa solução "baseada na existência de 2 Estados: um Estado de Israel reconhecido por toda a comunidade internacional e com plenas garantias de segurança; e um Estado Palestiniano dotado de infra-estruturas institucionais e económicasque o garantam como viável. Ambos com a capital em Jerusalém."

Entre outros temas abordados destacam-se: a capacidade dos interlocutores de fazer respeitar as eventuais conclusões do processo negocial; a interferência de Estados terceiros, nomeadamente o Irão, visando fazer perdurar a desestabilização da região, com os reflexos negativos à escala mundial; o problema do retorno dos refugiados palestinianos e a reconstrução da Faixa de Gaza.

Mário David sublinhou também o significado encorajador da moratória relativamente à construção de novos colonatos decidida pelo Governo de Israel e a necessidade de, em paralelo, serem firmados Acordos de Paz entre Israel e o Líbano e a Síria.

Depois deste encontro, que decorreu no Parlamento Europeu, o Senador Mitchell partiu para nova ronda de negociações no Médio Oriente que se prolongarão pelas próximas duas semanas.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar