Mário David participa nas cerimónias dos 65 anos da Libertação de Auschwitz

Mário David participa nas cerimónias dos 65 anos da Libertação de Auschwitz

O Deputado europeu do PSD e Vice-Presidente do PPE, Mário David participa hoje, dia 27 de Janeiro, na Cerimónia Evocativa da Libertação do Campo de Concentração de Auschwitz na Polónia, 65 anos após a chegada das tropas soviéticas.

A Cerimónia contará com a presença do Presidente Polaco Lech Kaczynski, do Primeiro-Ministro Israelita Benjamin Netanyahu, do Presidente do Parlamento Europeu Jerzy Buzek, bem como de cerca de 200 parlamentares nacionais e europeus.

Os parlamentares visitarão pela manhã o Museu do Holocausto no campo I, participando seguidamente num debate sobre "Como promover a tolerância e o diálogo para a Paz, num mundo pós-holocausto". Seguidamente participarão nas Cerimónias oficiais que terão lugar no campo de Auschwitz II-Birkenau.

Por ocasião desta Cerimónia Mário David lembrou que "Horrores como este, que não devem nem podem nunca ser esquecidos, estiveram também na génese da União Europeia. E este nosso projecto de partilha voluntária de soberania tem sido o garante, nestes 65 anos, do mais longo período de paz e prosperidade na história da Europa".

O dia 27 de Janeiro é considerado pelas Nações Unidas o "Dia Internacional Evocativo da Memória das Vítimas do Holocausto".