Nuno Teixeira reuniu esta manhã, no Parlamento Europeu, com Michiel Godfried Eman, Primeiro-Ministro de Aruba, tendo ainda estado presente Lambert Van Nistelrooij, Eurodeputado dos Países Baixos e Coordenador do PPE na Comissão do Desenvolvimento Regional. De seguida, o Primeiro-Ministro de Aruba reuniu com o Comissário do Desenvolvimento, Andris Pierbalgs.
Aruba, que é actualmente um território autónomo neerlandês nas Caraíbas e parte integrante do Reino da Holanda, com o estatuto de "País e Território Ultramarino" na União Europeia, estuda a possibilidade de vir a ser uma Região Ultraperiférica.
Após partilhar a sua experiência sobre a evolução da Madeira e a forma como os Fundos Comunitários têm alavancado o seu crescimento económico e desenvolvimento social, com especial destaque para o POSEI, Nuno Teixeira reforçou o seu apoio à pretensão de Aruba, salientando que "é uma mais-valia para a União Europeia partilhar com o Reino da Holanda as preocupações e constrangimentos deste tipo de Regiões.
O Eurodeputado manifestou a sua total disponibilidade para "continuar a acompanhar a potencial alteração de estatuto de Aruba, aconselhando a Região a solicitar a atribuição de um estatuto de observador na Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas".
Caso o Reino da Holanda esteja interessado, o Conselho Europeu, após consultar a Comissão Europeia, pode proceder à alteração do estatuto da Região de Aruba para Região Ultraperiférica, assumindo uma posição semelhante à Madeira.
Após a reunião realizada no passado mês de Abril com o Vice-Primeiro Ministro e, simultaneamente, Ministro das Finanças, Utilidades, Comunicações e Energia, Mike de Meza, os representantes políticos de Aruba quiseram aprofundar o seu conhecimento sobre a Madeira, enquanto exemplo de elevado sucesso pelo desenvolvimento que se tem vindo a verificar desde que foi considerada uma Região Ultraperiférica da União Europeia.