campaign-5
  • 30 de Maio, 2012

O estímulo económico faz-se através de medidas concretas, como é este Acordo Comercial"! Mário David em Bogotá (Colômbia)

"Sei que ambos os nossos parceiros andinos irão responder positivamente aos apelos do Parlamento Europeu relativamente às questões de princípio suscitadas, muito particularmente no que diz respeito aos Direitos Humanos, Direitos Laborais e Desenvolvimento Sustentável" afirmou Mário David, acrescentando que o sabe "por força do trabalho hercúleo que têm desenvolvido ambos os Governos, nestas áreas, nos últimos anos".

 

Na visita de dois dias (hoje em Bogotá e amanhã em Lima) participa ainda o eurodeputado socialista alemão Bernd Lange (enquanto relator da cláusula bilateral de salvaguarda deste Acordo). Do programa da Delegação constam reuniões com o Presidente da República da Colômbia Juan Manuel Santos e com o Presidente da República do Peru Ollanta Humala.

 

Estão ainda previstas reuniões com diversos membros do Governo dos dois países, com deputados e senadores dos dois Congressos e com diversos parceiros sociais.

 

Após a aprovação de uma Resolução prévia ao consentimento do Parlamento Europeu a este Acordo Comercial esta semana, Mário David revela-se "confiante num amplo apoio à aprovação do Acordo Comercial entre a União e a Colômbia e o Peru (mas aberto à restante comunidade andina), que deverá ocorrer em Setembro próximo em Estrasburgo".

 

A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial da Comunidade Andina (18,7 mil milhões de euros), tendo o fluxo comercial entre a UE e a Colômbia e Peru crescido 10% entre 2006 e 2010.

 

Nota de Imprensa do Parlamento Europeu sobre a Resolução Prévia ao Acordo Comercial:

 http://www.europarl.europa.eu/news/pt/pressroom/content/20120529IPR45934/html/Trade-pact-with-Peru-and-Colombia-Trade-MEPs-want-stronger-labour-protection

 

Intervenção do Eurodeputado Mário David sobre a Resolução Prévia ao Acordo, em Estrasburgo:

http://www.youtube.com/watch?v=Z4iuay0-feA