Orçamento UE 2011 acolhe propostas de Eurodeputados do PSD

Orçamento UE 2011 acolhe propostas de Eurodeputados do PSD

As áreas mais reforçadas no orçamento para 2011, o primeiro a ser negociado sob o Tratado de Lisboa, são a promoção do emprego para jovens, programas de educação e investigação e inovação.

Maria da Graça Carvalho refere que "este orçamento destaca a Juventude e a Ciência como áreas prioritárias do desenvolvimento da UE". Também mostrou estar "muito satisfeita com o reforço do conhecimento" cujo Programa-Quadro (FP7) aumenta.

A política de juventude (educação, formação, transição do sistema de educação para o mercado de trabalho) tem sido uma prioridade da delegação do PSD no Parlamento Europeu.

Neste sentido, a proposta de alteração solicitada pelos membros da Comissão dos Orçamentos, Maria da Graça Carvalho e José Manuel Fernandes visava atribuir um orçamento de 2 milhões de euros à criação do programa "Erasmus 1º Emprego".

A alteração relativa ao programa "Erasmus para Jovens Empreendedores" foi proposta por Maria da Graça Carvalho e previa um aumento do orçamento de 2 milhões de Euros para 3 milhões de Euros.

Maria da Graça Carvalho declara que "o combate ao desemprego e a promoção do emprego são, hoje em dia, as principais prioridades da União Europeia. Além disso, o desemprego dos jovens é consideravelmente superior à média de desemprego em quase todos os países da Europa".