A eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, relatora da Comissão de Pescas do PE para uma proposta de Regulamento relacionada com o "aprofundamento da Política Marítima Europeia" referiu hoje, em reunião de Comissão, "ser necessário garantir e aprovar uma base legal para o financiamento de actividades relacionadas com a implementação da PMI, de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2013".
Conforme explicado pela Eurodeputada, "este documento pretende criar as condições legais necessárias para que a PMI possa continuar a desenvolver-se de forma sustentada até 2013, altura em que será, muito provavelmente, criado um instrumento de financiamento próprio de apoio para aquela que é uma das prioridades estratégicas da UE" .
Durante a sua intervenção, Patrão Neves afirmou que é"fundamental continuar a financiar a PMI" defendendo de forma intransigente " o envelope financeiro de 50 milhões de euros proposto pela Comissão Europeia".
Como relatora da Comissão de Pescas para este documento, e após ter já reunido com responsáveis da Comissão Europeia e da REPER (Representação Permanente) Patrão Neves tem já agendadas mais algumas reuniões de trabalho, a próxima das quais com o responsável da EMAM (Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar), o Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, a ter lugar em Lisboa no próximo dia 04 de Fevereiro.