Patrão Neves reúne com Presidente da República para discutir Reforma do sector das Pescas

Patrão Neves reúne com Presidente da República para discutir Reforma do sector das Pescas

     

A Eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, foi recebida em audiência oficial por Sua Excelência o Presidente da República com o objectivo de apresentar o Relatório do Parlamento Europeu (PE) sobre a Reforma da Política Comum de Pescas da UE.

Este encontro foi solicitado pela Eurodeputada do PSD, Relatora do Parlamento Europeu para o Livro Verde da Reforma da Política Comum de Pescas,Relatório este quefoi recentemente aprovado pelo Plenário do PE.

Patrão Neves aproveitou esta audiência para sensibilizar o Presidente da República para a “difícil situação que o sector da pesca atravessa e para a próxima reforma como, provavelmente, aúltima oportunidade para a reforma do sector nacional.”

A Deputada do PSD destacou ainda as três vertentes essenciais do sector das Pescas – ambiental (conservação dos stocks), social (valorização da profissão) e económica (rentabilização da actividade) – como determinantes para a sustentabilidade e desenvolvimento do sector nacional, sublinhando a vocação de Portugal para esta actividade, enquanto país que possui a maior zona económica exclusiva da União Europeia.

Segundo Patrão Neves, as pescas conferem “dimensão ao país. Importa agora que construam também riqueza o que exigirá redimensionamento e redireccionamento da frota portuguesa, especificando cada vez mais o que constitui a pequena pesca costeira e o que constitui a grande pesca industrial.”

Esta é uma audiência que se justifica pela atenção que Sua Excelência o Presidente da República tem sempre dedicado às questões do Mar e da Política Marítima Integrada, e pela importância estratégica para o sector deste Relatório aprovado pelo Parlamento Europeu.

Segundo a Eurodeputada “a concessão desta audiência constitui um firme sinal do reconhecimento da importância estratégica do sector das pescas para o nosso país “.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho