As relações privilegiadas entre a União Europeia e a Jordânia (a Jordânia é o único país da região com o qual a UE tem um Estatuto Avançado e um novo Plano de Acção, no âmbito da Política Europeia de Vizinhança assinado em Outubro passado) e o Processo de Paz no Médio Oriente, serão os dois principais pontos em discussão.
Mário David lamenta"que se tivessem interrompido as negociações directas entre os Governos de Israel e da Palestina, salientando o papel fundamental que o Reino Hashemita da Jordânia pode vir a desempenhar na reactivação do Plano de Iniciativa de Paz da Liga Árabe".
Amanhã à tarde o Rei Addullah II é o convidado de honra da Cimeira do Partido Popular Europeu, onde encontrará os Presidentes do Conselho, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, além dos 14 Primeiros-Ministros do PPE.
Mário David participa na Cimeira do PPE, o maior Partido político da União Europeia, na sua qualidade de Vice-Presidente, que se realiza no Castelo de Bouchout em Meise, nos arredores da capital belga.