"Sector enérgico pode criar 2,150 milhões de empregos em dez anos"

"Sector enérgico pode criar 2,150 milhões de empregos em dez anos"

Ver estudo em anexo abaixo

A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, apresentou esta manhã o estudo "Rethinking 2050. A 100% Renewable Energy for the European Union" que teve lugar no Parlamento Europeu.

"Rethinking 2050" é um relatório realizado pelo European Renewable Energy Council (EREC), que apresenta o caminho rumo a um sistema 100% de energias renováveis para a UE. O estudo analisa os efeitos deste sistema sobre o abastecimento de energia europeu e sobre a redução das emissões de CO2. Ao mesmo tempo, o estudo retrata os benefícios económicos, ambientais e sociais duma sociedade baseada nas energias renováveis. O estudo termina com recomendações de políticas e medidas para tornaraEuropa numa sociedade baseada em energias renováveis.

Em relação ao emprego, o estudo calcula que a indústria das energias renováveis empregará na UE 2,7 milhões de pessoas em 2020 e 4.4 milhões em 2030, em comparação às 550.000 pessoas que empregava em 2009. Ou seja em dez anos este sector pode criar 2,150 milhões de empregos.

No que diz respeito ao ambiente, o estudo demonstra que a redução do CO2 será de 30% em 2020 e aproximadamente de 50% em 2030. Em 2050 a UE será capaz de reduzir as emissões de CO2 mais de 90% em comparaçãoa 1990.

Maria da Graça Carvalho, considera que "Este tipo de estudos é da maior importância para os políticos. O estudo "Rethinking 2050" oferece uma visão da nossa sociedade em 2050 se o abastecimento de energia sustentável for integralmente adaptado. A forma como as energias renováveis irão ser distribuídas, constituirá uma oportunidade de transformar o nosso sistema económico e social num modelo mais rico e mais justo."

Do painel de oradores destacamos tambémoPresidente do EREC, o professor Arthouros Zervos e o Director-Geral de Energia da Comissão Europeia, Philip Lowe.

Para qualquer esclarecimento contacte Duarte Marques pelo número 0032 477 287 239

Maria da Graça Carvalhoé Deputada ao Parlamento Europeu. É membro efectivo da Comissão Industria, Investigação e Energia, membro suplente da Comissão dos Orçamento. É Co-Presidente da Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho