campaign-5
  • 9 de Setembro, 2025

“Mais de 60 mil europeus perderam a vida devido ao calor excessivo”

    Sérgio Humberto, membro da Comissão de Saúde Pública, afirma que as vagas de calor extremo na União Europeia representam um risco concreto para a saúde pública e para a economia.

    O eurodeputado discursou, na sessão plenária de Estrasburgo, sobre o tema “Verão de vagas de calor na UE: abordar as causas e proporcionar políticas de habitação e de saúde adequadas para fazer face a temperaturas recorde”.

    Segundo a Agência Europeia do Ambiente, só em 2022, mais de 60 mil europeus perderam a vida devido ao calor excessivo. Para Sérgio Humberto, “esta realidade exige respostas imediatas e eficazes”.

    “Devemos agir em duas frentes complementares”, explica. “Primeiro, na habitação: acelerar a aplicação da Diretiva de Eficiência Energética dos Edifícios, garantindo melhor isolamento, soluções de climatização sustentáveis e combate às ilhas de calor nas cidades. Não podemos aceitar que as nossas casas continuem a ser fator de risco. Segundo, na saúde: reforçar a coordenação entre os sistemas nacionais, com planos de prevenção de risco, vigilância epidemiológica e protocolos específicos para os mais vulneráveis – idosos, crianças e doentes crónicos”.

    Para o deputado do PSD, a adaptação às alterações climáticas exige pragmatismo, responsabilidade e compromisso coletivo. “É isso que os nossos cidadãos esperam da Europa”, conclui.