O Deputado Paulo Rangel irá representar o Partido Popular Europeu (PPE) no grupo-piloto criado pelo Presidente do Parlamento Europeu para avaliar a eficácia da cooperação entre o Parlamento Europeu e os Parlamentos Nacionais no quadro do Tratado de Lisboa.
Paulo Rangel é Vice Presidente do PPE e tem o pelouro da relação com os Parlamentos Nacionais tendo já, neste âmbito, feito uma proposta de criação de um debate anual sobre o "Estado da União" que ocorreria em simultâneo nos 27 países da UE.
O Grupo-piloto irá estudar a hipótese de serem adoptadas medidas suplementares para melhorar a cooperação entre os Parlamentos Nacionais e o Parlamento Europeu.
A Conferência de Presidentes decidiu que o Grupo-piloto será constituído pelos Vice Presidentes dos grupos políticos representados no Parlamento Europeu com o pelouro das relações com os parlamentos nacionais.
Fazem parte do grupo-piloto as deputadas francesas Sandrine Bélier do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia e Marie-Christine Vergiat do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, os deputados britânicos Andrew Duff do Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa e o Deputado Sir Robert Atkins dos Conservadores e Reformistas Europeus, o Deputado dinamarquês Morten Messerschmidt da Europa da Liberdade e da Democracia e o Deputado espanhol Ramón Jáuregui Atondo do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.