Na ocasião, o Eurodeputado do PSD sublinhou que as RUP solicitam derrogações "não para não fazermos, não porque não queremos contribuir para o esforço coletivo, mas sim para estamos no mesmo pé de igualdade, as mesmas condições de acesso ao mercado único, como qualquer outra região do centro da Europa".
17
Out
Nesse sentido, acrescentou que "o atum é uma espécie migratória, em que há anos bons e anos maus, anos em que o atum passa, e outros em que não”, mas que “quando passa temos cumprido com as quotas que são manifestamente insuficientes para as nossas necessidades”, ressalvando a sustentabilidade da pesca do atum nos Açores, que é “reconhecida por todos”.
Trinta e seis deputados do Partido Popular Europeu (PPE) dirigiram uma carta ao Alto Representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, instando-o a reconhecer Edmundo González Urrutia como legítimo Presidente-eleito da Venezuela.
11
Out
"A intolerância e o fanatismo não devem ter lugar na União Europeia", afirmou Lídia Pereira, recordando os trágicos ataques terroristas que marcaram cidades como Madrid, Paris e Bruxelas nas últimas décadas. Para a eurodeputada, os responsáveis por esses atos não defendem uma verdadeira fé ou causa, mas sim agridem os valores europeus de liberdade, igualdade e esperança.
O Eurodeputado Açoriano defendeu respostas firmes e conjuntas aos problemas associados a este flagelo, salientando que “as autoridades locais, regionais e nacionais não conseguem, nem podem, responder sozinhas a este flagelo”.
O eurodeputado do PSD diz estar “empenhado em fazer um trabalho em conjunto. Temos pontos de vista semelhantes e vontade de melhorar as condições das populações”.
“Hoje, mais de metade dos cidadãos dos 37 países mais ricos da OCDE têm a Habitação como primeira preocupação. À frente da Saúde e da Educação. Em Portugal, 40% dos rendimentos mensais vão para despesas de habitação. 10% acima do considerado acessível.”
Na reunião, o Eurodeputado sublinhou os desafios que os Açores e a Madeira enfrentam enquanto RUP, defendendo um “projeto europeu que salvaguarde este seu estatuto, convidando a Presidente do Parlamento a visitar os Açores e enaltecendo a sua sensibilidade para a insularidade, uma vez que vem de Malta”.
O chefe de delegação do PSD no parlamento europeu, Paulo Cunha, considera que a Europa deve ser uma potência industrial e tecnológica, recordando o papel crucial que as Pequenas e Médias Empresas (PME) têm nessa estratégia.
“A nossa responsabilidade é garantir condições de vida dignas para quem vive nos territórios afetados pelos incêndios e apoiar concretamente quem perdeu bens, como Portugal está a fazer ao ajudar na compra de novos equipamentos agrícolas destruídos pelas chamas.”