Álvaro Amaro quer apoios para compensar o aumento dos custos de produção na Agricultura

Álvaro Amaro quer apoios para compensar o aumento dos custos de produção na Agricultura

Álvaro Amaro dirigiu uma pergunta escrita à Comissão Europeia, subscrita pelos seus colegas eurodeputados do PSD, sobre as medidas para mitigar o efeito do aumento dos preços dos fatores de produção, do combustível e da eletricidade na produção agrícola da Europa.

Num contexto da atual crise energética “os agricultores necessitam de preços estáveis dos custos dos fatores de produção, para poderem calendarizar adequadamente o seu ano agrícola” - pode ler-se na pergunta formulada pelo PSD no Parlamento Europeu.

Os eurodeputados sociais-democratas alertaram para os perigos do efeito combinado da escalada dos preços dos fertilizantes e das rações, e o aumento do gasóleo agrícola e do valor a pagar pela eletricidade, resultante da atual crise energética e dos combustíveis. Para Álvaro Amaro, esta situação é ainda mais preocupante nos países do sul da Europa que dependem da eletricidade para desenvolver a agricultura de regadio.

Neste contexto de aumento dos custos dos fatores de produção e de uma possível redução da produção e aumento do preço do produto ao consumidor, os eurodeputados perguntaram à Comissão se tem previstas medidas para mitigar os efeitos deste aumento e se lançará medidas para garantir o abastecimento da cadeia alimentar a preços acessíveis.