campaign-5
  • 3 de Fevereiro, 2025

Comissão da Saúde Pública deve ser parceira dos portugueses e europeus

Sérgio Humberto, deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD, participou na primeira reunião da Comissão de Saúde Pública (SANT), em Bruxelas. Enquanto membro da nova comissão, que foi constituída oficialmente esta semana, o eurodeputado partilhou que “este é um passo importante para a União Europeia, uma oportunidade para assegurarmos a liderança na área da saúde e de sermos os parceiros que os portugueses e os europeus merecem”.

Sérgio Humberto defende que a SANT deve ajudar a reduzir as desigualdades atuais, quer entre países, quer dentro do mesmo país. “Na saúde precisamos de autonomia, rapidez e recursos que nos permitam proporcionar os melhores cuidados e qualidade de vida possível a todos os cidadãos”, explica o eurodeputado. 

Na Europa, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e as doenças neurodegenerativas estão a aumentar com o envelhecimento da população. Por este motivo, Sérgio Humberto apela à implementação “urgente” de um plano de ação, capaz de fazer face aos desafios. “Num mundo cada vez mais instável e desafiante é fundamental estarmos preparados, com estratégias inovadoras e competitivas, para sermos capazes de diagnosticar as doenças precocemente e monitorizar todos os pacientes”, afirma.

O mandato específico da Comissão da Saúde Pública (SANT) vai permitir abordar as questões de saúde mais importantes de forma “imediata, constante e atual”. Simultaneamente, a cooperação com outras comissões parlamentares e com os comissários vai possibilitar a abordagem de “Uma Só Saúde”.