Sérgio Humberto, deputado do PSD na Comissão de Transportes e Tusirmo do Parlamento Europeu, prosseguiu esta semana a ronda de contactos que tem vindo a fazer no âmbito das negociações da proposta de revisão do Regulamento relativo à Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), sediada em Lisboa. O deputado do PSD recebeu, no Parlamento Europeu, a embaixadora Manuela Teixeira Pinto, da Representação Permanente Portuguesa, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Sérgio Humberto reiterou a posição do Parlamento Europeu, de uma EMSA forte, autónoma e eficiente, alinhada com os objetivos europeus e portugueses. Para o eurodeputado, “é crucial termos uma Agência com mais competências, que aposte na formação e com as ferramentas necessárias para proporcionar um melhor apoio aos Estados-Membros”.
O deputado do PSD defende que a União Europeia deve apoiar a EMSA, para que esta possa cumprir com as funções de vigilância, proteção e segurança marítima, “especialmente tendo em conta o panorama geopolítico internacional”, sempre alinhada com as metas de sustentabilidade da agenda ecológica europeia no domínio do transporte marítimo. “Precisamos de assumir a responsabilidade de proteger o meio marinho, lutar contra as alterações climáticas e responder aos novos desafios ambientais”.
A embaixadora Manuela Teixeira Pinto partilhou as prioridades do Estado Português, que passam, também, por garantir que a Agência opera a nível europeu e mundial, com um papel preponderante nas áreas da vigilância e da segurança marítima.
O relatório está, atualmente, em fase de trílogos (negociações entre o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia).