Eurodeputada do PSD apresenta pacote de medidas para o turismo

Eurodeputada do PSD apresenta pacote de medidas para o turismo

Na carta enviada, a eurodeputada Social-Democrata, apresenta 10 medidas para a Indústria do Turismo e Viagens como forma de resposta à crise provocada pelo surto pandémico Covid-19.

Cláudia Monteiro de Aguiar solicita uma intervenção assertiva do Governo Português na reunião de Ministros do Turismo dos 27, que terá lugar na próxima segunda-feira.

A necessidade de encontrarem uma solução comum de carácter urgente exige que os Estados-Membros pressionem a Comissão Europeia a adotar um conjunto de medidas que disponibilizem financiamento a médio-prazo para as empresas ligadas direta e indiretamente ao Turismo. É urgente uma linha do orçamento da União para o Turismo.” afirma a deputada ao Parlamento Europeu.

Na missiva enviada ao Ministro da Economia, à Secretária de Estado e ao Primeiro-Ministro de Portugal a eurodeputada quantifica a importância e o peso do Turismo, em Portugal: “Em 2019 empregou aproximadamente 1 milhão de pessoas ou seja 18,6% do total de emprego do nosso País. Só em 2019 o setor representou 23,5% do total de exportações, ou seja, 22 mil milhões de euros” mas relembra também que “O nosso País é o 3º país Europeu com maior dependência do Turismo e Viagens, onde o peso, por via direta e indireta, no PIB é de 16,5% logo os apoios da Europa são necessários e a sua distribuição será equitativa se for tido como critério o impacto do sector no PIB.”

Cláudia Monteiro de Aguiar, membro efetivo da Comissão dos Transportes e Turismo, alerta ainda ao Governo Português para este ser o momento crucial “Estamos em fase de preparação para o fim parcial do confinamento e as medidas graduais de retoma estão a ser desenhadas neste momento, como é o caso do Plano Marshall, onde o Turismo e Viagens deve ser a prioridade”. Por este motivo, pode ler-se na carta, “solicito aos Exmos. Senhores Membros do Governo, em nome dos Portugueses que represento, uma intervenção direta na reunião de Ministros do Turismo dos 27 Estados-Membros”.

“Este conjunto de medidas, foram já apresentadas no Parlamento Europeu ao Comissário responsável pelo setor. Obviamente que Portugal terá de contar com os apoios da Europa, vamos mesmo precisar, não tenhamos dúvida. Precisamos garantir sobrevivência das Empresas de Turismo e Viagens a curtíssimo prazo, mas preparar no médio-prazo a recuperação económica e social de Portugal e de toda a Europa. O Turismo é feito de e para pessoas, esse desígnio tem de estar sempre presente nas nossas políticas.” explica a eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar.