Eurodeputada Maria da Graça Carvalho nomeada negociadora pelo PPE da resolução sobre a Área Europeia de Investigação (ERA)

Eurodeputada Maria da Graça Carvalho nomeada negociadora pelo PPE da resolução sobre a Área Europeia de Investigação (ERA)

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi encarregue, pela Comissão ITRE – Indústria, Investigação e Energia, da negociação, em nome do Partido Popular Europeu (PPE), da resolução sobre a Área Europeia de Investigação (ERA).

Relançada no final de setembro, pela Comissão Europeia, a ERA foi criada em 2000, no âmbito do Tratado de Lisboa, com o objetivo de ultrapassar a fragmentação da Investigação e Inovação produzida na União Europeia. Desde então, foi amplamente cumprido o objetivo de criar um verdadeiro Mercado Único de Investigação, que veio potenciar a colaboração e a partilha de conhecimento entre os investigadores da União.

Vinte anos depois, a ambição da Comissão é que a nova ERA continue a melhorar o panorama da investigação e inovação na Europa, acelere a transição da UE para a neutralidade climática e a liderança digital, desempenhando ainda um papel importante nos esforços de recuperação do impacto social e económico da crise do coronavírus, bem como fortalecendo a resiliência e preparação da União contra futuras crises.

Com esse fim, foi estabelecido um conjunto de ações e objetivos estratégicos, que serão aplicados em colaboração próxima com os estados-membros, que incluem a melhoria do acesso a projetos de excelência por investigadores de toda a Europa e o esforço para garantir que o resultado do seu trabalho chega ao mercado e à economia. A mobilidade, competências e oportunidades de desenvolvimento das carreiras dos investigadores serão outras prioridades, a par da promoção da igualdade de género e melhorias no acesso a ciência revista pelos pares com financiamento público.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar