Eurodeputadas do PSD integram Comissões recém-criadas no Parlamento Europeu

Eurodeputadas do PSD integram Comissões recém-criadas no Parlamento Europeu

Lídia Pereira, que em Dezembro passado levou à aprovação do Parlamento Europeu (PE) um pacote legislativo dedicado a modernizar e agilizar os procedimentos de combate à fuga ao fisco no IVA, irá integrar a recém-criada comissão especial para as questões de natureza fiscal. A vice-coordenadora do Grupo PPE para os Assuntos Económicos e Monetários destaca que “a constituição desta subcomissão especial demonstra que o combate à criminalidade financeira é uma prioridade para o Parlamentoe salienta queesta será uma oportunidade para aprofundar a cooperação e harmonizar regras, porque uma União fragmentada, com regras diferentes de país para país, é uma janela de oportunidade para o crime financeiro”.

A Eurodeputada Maria da Graça Carvalho, que será membro efetivo da nova Comissão Especial sobre Inteligência Artificial, sublinha a pertinência deste tema ser abordado “de uma forma sistemática e dedicadapelo Parlamento Europeu, dadaa importância crescente desta e de outras tecnologias emergentes nas sociedades modernas”.

Desde o início desta legislatura, venho intervindo frequentemente sobre a questão da Inteligência Artificial, com particular atenção para as questões éticas que lhe estão associadas”, refere Maria da Graça Carvalho. “Existe uma grande necessidade de capacitação da população em geral sobre as noções básicas da Inteligência Artificial, bem como de termos mais técnicos, engenheiros, investigadores nesta área com particular atenção às mulheres”. “A Inteligência Artificial tem um enorme potencial”, ressalva, “mas queremos que este seja utilizado ao serviço dos cidadãos europeus e não para que alguns se possam servir deles. Queremos uma Inteligência Artificial para as pessoas e com as pessoas”.

A Eurodeputada social-democrata, Lídia Pereira, também participará nos trabalhos da Comissão Especial sobre a Luta Contra o Cancro, matéria que fez parte do programa eleitoral do PSD durante a última campanha para as eleições europeias. Lídia Pereira recorda que “o foco no combate à pandemia veio acentuar dificuldades e atrasar diagnósticos, reforçando a necessidade de um investimento maciço em recursos na prevenção e deteção precoce, bem como nas sinergias entre investigação e conhecimento científico ao tratamento clínico”.

Na sessão plenária de junho o PE aprovou a criação uma subcomissão para os assuntos fiscais, três comissões especiais sobre a luta contra o cancro, inteligência artificial e desinformação e de uma Comissão de inquérito sobre a proteção dos animais durante o transporte.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
�?lvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar