campaign-5
  • 3 de Novembro, 2024

Eurodeputado Hélder Sousa Silva na Capital Europeia da Cultura 2024

Durante esta visita de trabalho, que decorreu entre 28 e 30 de outubro, os eurodeputados presenciaram e assistiram a apresentações sobre o projeto de restauro do histórico Lehár Theater. Trata-se de uma intervenção emblemática da Capital Europeia da Cultura, naquele que é um importante marco cultural de Bad Ischl, construído no século XIX. Juntamente com especialistas e líderes locais, os deputados ao Parlamento Europeu debateram, ainda, os desafios do desenvolvimento turístico sustentável e do excesso de turismo em regiões alpinas.

No âmbito da iniciativa, realizou-se uma visita ao Campo de Concentração de Ebensee, na qual se abordou a importância da Cultura da Memória e o papel da recordação histórica no fortalecimento da democracia e dos direitos humanos na Europa.

Esta missão da CULT insere-se no programa “Capitais Europeias da Cultura”, iniciativa que visa promover a diversidade cultural europeia e reforçar o sentimento de pertença a um espaço cultural comum. Lançado em 1985, o programa europeu tem contribuído positivamente para a promoção turística e para o desenvolvimento cultural e económico das cidades anfitriãs.

Bad Ischl é a primeira cidade da região rural intra-alpina a receber o título, destacando-se pelo forte envolvimento em atividades que interligam tradições culturais e inovação. 

Portugal, que já foi distinguido por três vezes, Lisboa (1992), Porto (2001) e Guimarães (2012), receberá o título pela quarta vez, após a seleção de Évora para Capital Europeia da Cultura, em 2027.