campaign-5
  • 12 de Dezembro, 2024

Eurodeputados do PSD questionam Comissão Europeia sobre estratégia para a competitividade

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por quatro eurodeputados do PSD sobre a iniciativa “Bússola Europeia da Competitividade”, anunciada em novembro passado e assente em três pilares: inovação, descarbonização e segurança. 

Os eurodeputados do PSD querem saber “em que consistirá, concretamente, a anunciada Bússola Europeia da Competitividade e qual o calendário para a sua apresentação, se a Bússola compreenderá a verificação de competitividade, conforme foi anunciado e também o Fundo Europeu para a Competitividade”, segundo o texto da pergunta escrita remetida à Comissão Europeia.

Lídia Pereira, autora da pergunta, recorda que em julho de 2024, a “Ursula von der Leyen referiu a competitividade e a prosperidade como sendo a primeira prioridade do seu mandato e comprometeu-se com uma verificação da competitividade com um pacote que promova melhor regulação” e acrescenta que é importante conseguir “medir-se o impacto nas Pequenas e Médias Empresas”.

A Presidente da Comissão Europeia, aquando da sua reeleição, foi clara ao colocar a economia da competitividade europeia como a principal prioridade para o mandato e entre os desígnios para o novo colégio de comissários, entretanto já em funções. A eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, destaca que “essa preocupação é, naturalmente, anterior a este mandato, como revelam os relatórios Draghi e Letta, sobre a competitividade e o mercado interno, respetivamente”.

A pergunta parlamenta remetida à Presidente da Comissão Europeia foi subscrita pelos eurodeputados Lídia Pereira, Sebastião Bugalho, Paulo Cunha e Hélder Sousa e Silva.