campaign-5
  • 11 de Dezembro, 2015

Formação política distrital da JSD no Gerês

O Eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou hoje os jovens para uma intervenção política ativa e despida de preconceitos na missão de assegurar uma resposta mais forte e efetiva aos grandes desafios que se colocam atualmente a Portugal e à União Europeia.

Intervindo na Pousada da Juventude em Campo do Gerês, Terras de Bouro, no âmbito de uma ação de formação organizada pela distrital de Braga da JSD, José Manuel Fernandes reconheceu a existência de sinais preocupantes no seio da União Europeia, nomeadamente com o regressos de nacionalismos e extremismos, acompanhados de recusa de mais solidariedade e partilha, mas recusou uma visão pessimista.

"Espero que a vossa geração ajude que a União Europeia continue a ser a melhor região para se viver e a mais solidária do Planeta", declarou o eurodeputado, numa sessão subordinada ao tema "Portugal e a Europa. Passado e Presente. Que Futuro?".

Lembrando o processo de construção europeia depois dos horrores das guerras mundiais, José Manuel Fernandes manifestou a confiança na "capacidade da Europa para reagir e dar a volta às situações mais problemáticas e complexas, mesmo que infelizmente isso aconteça só no último momento e mais por medo do que por convicção".

Apesar dos grandes desafios do presente, José Manuel Fernandes vincou que a União Europeia continua a dispor de recursos e instrumentos privilegiados, aproveitando para reiterar a aposta europeia na juventude, "a geração que maior atenção merece na Estratégia Europa 2020". A reforçar a ideia, o relator do orçamento da UE para 2016 apontou o reforço de verbas do Erasmus +.

"A juventude é uma prioridade clara nas políticas da União Europeia. É aos jovens que cabe um papel importante para que a UE seja capaz de se rejuvenescer e ser competitiva", afirmou, apontando o envelhecimento da população portuguesa e europeia como um dos grandes desafios atuais, a par do fenómeno da globalização, da escassez de recursos e do crescimento demográfico no Planeta.

Na defesa dos valores humanistas, sociais e ambientais e dos benefícios de uma Europa mais forte pela unidade da sua grande diversidade, José Manuel Fernandes enalteceu a estratégia "Europa 2020", assente em políticas que promovam um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo. Ou seja, que "promova um desenvolvimento assente na investigação e na inovação, na proteção e valorização do ambiente e na criação de mais emprego".

Na jornada que juntou dezenas de jovens de todo o distrito e contou ainda com intervenções dos deputados Nuno Matias - sobre "Técnicas de comunicação" - e Carlos Abreu Amorim - sobre " 41 anos de democracia! Onde falhámos? -, José Manuel Fernandes fez questão de realçar os benefícios da construção europeia.

"A juventude é a geração europeia que melhor pode viver e beneficiar das vantagens do espaço Schengen, da moeda única, das políticas económicas de responsabilidade, da sustentabilidade e defesa do ambiente, de uma sociedade tolerante e de liberdade", sustentou o eurodeputado.