Graça Carvalho ao lado do Governo Regional dos Açores na Defesa do sector espacial

Graça Carvalho ao lado do Governo Regional dos Açores na Defesa do sector espacial

A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, reuniu esta quinta-feira com a Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, com o intuito de abordar os objetivos dos Açores para a Ciência, em particular a Estratégia Regional para o Espaço, área que acompanha no Parlamento Europeu.

Para Maria Graça Carvalho, os Açores reúnem condições ímpares para a consolidação da aposta no setor espacial, disponibilizando-se para “apoiar o Governo Regional no que este entender necessário” na defesa de um ecossistema espacial de projeção internacional.

“O setor aeroespacial é, sem dúvida, um setor com futuro para a Região”reitera a ex-ministra social democrata, certa de que o Espaço poderá contribuir decisivamente para o progresso económico, social e científico, não só dos Açores, como também de Portugal. “Não foi por acaso que Santa Maria (nos Açores) foi o local escolhido para se constituir a sede da Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space”, recorda.

Com o lançamento da Estratégia dos Açores para o Espaço, os objetivos definidos e os primeiros projetos em andamento, “agora é necessário assegurar o financiamento e garantir o melhor aproveitamento, público e privado, das ferramentas europeias disponíveis”, sublinha Maria da Graça Carvalho.

A reunião com a Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, em que também participou o Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, Luís Santos, e a Assessora da Delegação do PSD no Parlamento Europeu para os Assuntos dos Açores, Cláudia Martins, serviu essencialmente para se definirem linhas de atuação conjunta. “As metas do Governo Regional são ambiciosas, é, por isso, fundamental estarmos articulados a todos os níveis de ação para as alcançarmos e não defraudarmos as expectativas criadas. Ganham os Açores, Portugal e a Europa”conclui a Eurodeputada.

Há duas décadas que Maria da Graça Carvalho acompanha a evolução do setor espacial nos Açores. Recorde-se que a agora Eurodeputada, enquanto Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, dos XV e XVI Governos da República, esteve envolvida nas negociações com a Agência Espacial Europeia que possibilitaram a formalização do projeto espacial em Santa Maria. Atualmente, desempenha um importante papel na Comissão da Industria, Investigação e da Energia, do Parlamento Europeu, tendo sido recentemente a responsável pelo relatório sobre a nova geração de parcerias público-privadas abrangidas pelo programa Horizonte Europa.