O eurodeputado Hélder Sousa Silva reuniu-se, na sede da NATO em Bruxelas, com o Embaixador Permanente de Portugal junto da Aliança Atlântica, Paulo Vizeu Pinheiro. Entre os temas em análise estiveram os desafios estratégicos da União Europeia e da NATO, e o posicionamento de Portugal no contexto da segurança euro-atlântica.
A necessidade de se evitar redundâncias entre a União Europeia (EU) e a NATO, mas antes assegurar uma complementaridade operacional, que permita uma resposta mais eficaz a ameaças emergentes, foi uma das conclusões que saiu do encontro. O eurodeputado português reforçou a necessidade da UE se focar no reforço da capacidade de defesa europeia, no âmbito do quadro da NATO, defendendo uma maior coordenação entre os Estados-membros, de forma a garantir uma participação mais eficaz e estruturada na segurança da Europa.
Num contexto de crescente instabilidade internacional, foi ainda analisado o papel da indústria europeia de defesa, na autonomia estratégica do continente. O eurodeputado defendeu um mercado “mais integrado, que reduza a fragmentação existente e permita às empresas europeias competir em pé de igualdade”, ao mesmo tempo que reforçam a base industrial e tecnológica de defesa da Europa.
A reunião entre Hélder Sousa Silva e Paulo Vizeu Pinheiro corroborou a importância da NATO, enquanto garante da segurança euro-atlântica, e a necessidade de uma Europa mais coesa e estrategicamente preparada.
O eurodeputado português, que integra a Comissão de Segurança e Defesa (SEDE) do Parlamento Europeu, continuará a desenvolver o seu trabalho no Parlamento Europeu, para que a Europa reforce a sua capacidade de defesa e para que Portugal desempenhe um papel ativo neste esforço coletivo.