José Manuel Fernandes é o novo chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu

José Manuel Fernandes é o novo chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu

No quadro da habitual rotação de cargos a meio do mandato do Parlamento Europeu - que acaba de levar à eleição da nova Presidente Roberta Metsola - o deputado europeu Paulo Rangel propôs o nome de José Manuel Fernandes para ser o novo chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu.

A Delegação do PSD formalizou ontem, por unanimidade, a nomeação do José Manuel Fernandes que passa a exercer novas funções a partir de hoje.

José Manuel Fernandes, Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é hoje coordenador do Grupo PPE na Comissão dos Orçamentos e Presidente da Delegação para as relações da UE - Brasil. Representou o Parlamento Europeu em importantes negociações nos últimos anos (Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP), os novos recursos próprios da União Europeia ou o Programa InvestEU).

A delegação do PSD é composta pelos deputados Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes, Maria da Graça Carvalho, Álvaro Amaro e Cláudia Monteiro de Aguiar.

Todos os cargos eleitos do Parlamento Europeu (Presidente, Vice-presidentes, questores, Presidente e Vice-presidentes de comissão e Presidente e Vice-presidente de delegação) são renovados no final da primeira metade do mandato, quando passam dois anos e meio das eleições para o Parlamento Europeu.