campaign-5
  • 18 de Dezembro, 2024

"Justiça, sustentabilidade e direitos sociais devem estar no topo da agenda europeia"

Sérgio Humberto, deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD e membro da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais, defende uma União Europeia melhor para os trabalhadores, onde as Instituições Europeias coloquem a justiça, sustentabilidade e direitos sociais no topo das agendas.

“Está na hora de assumirmos o compromisso de proporcionar uma vida digna aos nossos cidadãos e de garantir uma Europa onde os direitos e interesses dos trabalhadores nos setores da alimentação, agricultura, turismo e trabalho doméstico sejam priorizados”, apela o eurodeputado. 

Sérgio Humberto avança que “entre o tanto que podemos e devemos fazer” está o combate à subcontratação abusiva e a regulação da intermediação laboral, para que haja igualdade de tratamento e condições de trabalho equitativas.

De acordo com o deputado do PSD, outra prioridade passa por estabelecer um quadro de proteção para os quase 10 milhões de trabalhadores domésticos na Europa, “que continuam a ter dos empregos mais vulneráveis e subvalorizados, apesar de desempenharem um papel absolutamente crucial na economia de cuidados dos nossos países”.

Sérgio Humberto diz ainda que é fundamental garantir uma transição verde justa, que beneficie os trabalhadores dos setores, que lhes proporcione oportunidades para mais e melhores empregos, estabilidade, salários justos e que não represente uma ameaça à sua segurança e condições laborais.

O eurodeputado destaca a defesa dos elementos sociais mais fortes na próxima reforma da PAC, para “termos uma política justa e equilibrada, capaz de também defender os pequenos agricultores e os trabalhadores agrícolas. Para Sérgio Humberto “está na hora de olhar para o mercado de trabalho, que nos mostra a realidade que os nossos países enfrentam”. E conclui que “está mesmo em cima da hora de nos fortalecermos por meio da capacitação e da iniciativa autónoma”.