campaign-5
  • 17 de Abril, 2024

Lídia Pereira eleita Vice-presidente do Grupo PPE

A deputada do PSD, Lídia Pereira, foi eleita esta manhã, por unanimidade e aclamação, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE sucedendo ao antigo deputado Paulo Rangel, actual Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do XXIV Governo Constitucional.

A deputada que é simultaneamente presidente do YEPP desde 2018 (a organização da juventude do Partido Popular Europeu) e foi eleita na semana passada líder da bancada parlamentar do PSD no Parlamento Europeu, integra a partir de hoje a Presidência do maior Grupo Parlamentar no Parlamento Europeu que é constituído por 10 Vice-Presidentes (Lídia Pereira (Portugal) Arnaud Danjean (Fança), Frances Fitzgerald (República da Irlanda), Rasa Jukneviciene (Lituânia), Jeroen Lenaers (Países Baixos), Vangelis Meimarakis (Grécia), Dolors Montserrat (Espanha), Siegfried Mure?an (Roménia), Jan Olbrycht (Polónia) e Željana Zovko (Croácia).

Lídia Pereira nasceu em 1991 e cresceu em Coimbra. Foi eleita deputada ao Parlamento Europeu em 2019 tendo sido a “número dois” da lista do PSD. Licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra e possui um mestrado em Estudos Económicos Europeus pelo Colégio da Europa (Bruges, Bélgica). Foi consultora no sector financeiro. No Parlamento Europeu, desempenha entre outras, as funções de coordenadora dos Assuntos Fiscais e Vice-Coordenadora da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. Foi eleita MEP youth champion pela revista “The Parliament” em 2023, e na área do ambiente foi negociadora do Parlamento Europeu para as “UN Climate Change Conferences” COP26, 27 e 28. É ainda membro suplente da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e da Delegação para as Relações com os Estados Unidos.