campaign-5
  • 14 de Abril, 2025

Lídia Pereira reforça urgência de uma Estratégia Europeia para a Resiliência da Água

A eurodeputada Lídia Pereira defendeu esta semana a necessidade de a União Europeia adotar com urgência uma Estratégia para a Resiliência da Água, com medidas concretas para responder ao aumento do stress hídrico, à fragilidade das infraestruturas e à crescente pressão sobre os recursos hídricos.

"A água é um recurso essencial à vida, à economia e à soberania. E está hoje sob ameaça. A Europa precisa de uma estratégia clara, integrada e ambiciosa para garantir a sua resiliência hídrica", afirmou Lídia Pereira.

Na sua intervenção, a eurodeputada recordou que cerca de 30% da população europeia sofre anualmente os efeitos do stress hídrico, uma realidade que se agrava com as alterações climáticas, o envelhecimento das infraestruturas e os desequilíbrios entre territórios.

Defendendo o recurso à digitalização para a gestão da água, o uso de tecnologias circulares e a aposta em soluções baseadas na natureza, Lídia Pereira frisou que a estratégia deve incluir investimento público e privado, bem como reformas estruturais que simplifiquem o acesso a financiamento e melhorem a governação do setor.

A eurodeputada do PSD elogiou ainda a iniciativa da Ministra do Ambiente portuguesa, Maria da Graça Carvalho, que liderou uma carta conjunta assinada por 21 ministros europeus a exigir que a água seja uma prioridade da agenda europeia: "Esta estratégia deve ser um compromisso interinstitucional, transversal e com ambição proporcional ao desafio."