Lisboa recebe "Road to Recovery" do PPE, com a presença de Ayuso, Montenegro, Moedas e Comissário Hahn

Lisboa recebe "Road to Recovery" do PPE, com a presença de Ayuso, Montenegro, Moedas e Comissário Hahn

Na próxima manhã de sexta-feira 27 de janeiro, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, realiza-se a segunda etapa do “Road to Recovery”, uma iniciativa conjunta dos Grupos do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu e no Comité das Regiões e das Delegações do PSD e do CDS-PP no Parlamento Europeu, que visa reunir representantes locais e regionais do PPE com decisores da UE para avaliar a implementação do PRR em Portugal.

A abertura da conferência será às 9h00 com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes. A manhã contará com dois momentos especiais as intervenções do Comissário Europeu dos Orçamento, Johannes Hahn, e da Presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Diaz Ayuso. O encerramento terá inicio às 13h10 com uma intervenção do Presidente do PSD, Luís Montenegro, e do Presidente do CDS/PP, Nuno Melo.

Confederações Empresariais: CAP, CIP, CTP e UMP

A 2ª edição terá dois painéis debate "Envolvimento das autoridades locais na conceção e implementação do Plano de Recuperação: lições aprendidas" e "Reforçar as sinergias entre os fundos do PRR e os fundos europeus (PT2020 e PT2030): a chave para uma recuperação rápida e resiliência" e tem como oradores os Presidentes Eduardo Oliveira e Sousa da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), António Saraiva da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), Francisco Calheiros da CTP (Confederação do Turismo de Portugal) e Manuel Lemos da UMP (União das Misericórdias Portuguesas).

Testemunhos Locais e Regionais

Para darem o testemunho das prioridades e aplicação dos PRRs nas suas regiões e cidades, estarão presentes os Presidentes das Regiões de Helsínquia (Markku Markkula) e da Pomerânia Ocidental (Olgierd Geblewicz) e os Presidentes das Câmaras de Atenas (Kostas Bakoyannis), de Varsóvia (Rafa? Trzaskowsky), de Braga (Ricardo Rio), de Oliveira do Bairro (Duarte Novo), de Ponte de Lima (Vasco Ferraz) e de Portalegre (Fremelinda Carvalho). 

"O Mecanismo de Recuperação e Resiliência é o principal instrumento proposto pela União Europeia para fazer face à recuperação pós-pandémica, mas também aos efeitos da invasão russa à Ucrânia. É por isso importante assegurar que este instrumento de solidariedade europeia sem precedentes seja bem implementado. O sucesso do PRR depende do envolvimento adequado ao nível local e regional na sua implementação. O Grupo PPE está empenhado em defender este princípio”, afirmou o Vice-presidente do Grupo PPE, Siegfried Muresan.

"Portugal dispõe atualmente de 18,2 mil milhões de euros no PRR até 2026. É fundamental que os Estados-Membros envolvam os principais atores do país: os governos regionais e locais, e a sociedade civil. E é por ser tão importante que o Grupo PPE decidiu organizar em Lisboa a conferência-debate "Road to Recovery" sobre as oportunidades que o PRR oferece a Portugal", concluiu o Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes.

A primeira edição do “Road to Recovery” realizou-se em 2022 na Cidade de Varsóvia. Depois de Lisboa, a próxima etapa será em Madrid.

Mais informações em: www.roadtorecovery.pt