Maria da Graça Carvalho defende potencial dos Açores para o sector espacial ao Comissário Breton

Maria da Graça Carvalho defende potencial dos Açores para o sector espacial ao Comissário Breton

A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, defendeu, esta segunda-feira, em reunião plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, “o enorme potencial para o setor do Espaço” dos Açores.

Nesta sessão, que contou com a presença do Comissário Europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, a Social-democrata reiterou o potencial da Região para o desenvolvimento do setor, defendendo que “as ilhas dos Açores reúnem um conjunto de características únicas, que lhes conferem um enorme potencial para o setor do Espaço”.

Em debate estava a proposta de regulamento que estabelece o Programa Conectividade Segura da União para o período 2023-2027, “que visa lançar uma nova constelação de satélites”. “Uma oportunidade”, afirmou Maria da Graça Carvalho, uma vez que “as órbitas baixa e média são um setor ainda com grande margem de desenvolvimento”.

Para a Eurodeputada, que integra a Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e é Vice-Coordenadora do PPE para a Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, a União Europeia tem grande margem para aumentar a sua competitividade no que concerne à atividade espacial, para a qual os Açores podem contribuir: “Ao aumentarmos a nossa frota de satélites, seremos mais competitivos e teremos acesso a ligações mais estáveis e rápidas”.

“A este respeito, o arquipélago dos Açores tem grandes projetos para o Espaço, nomeadamente um novo Porto Espacial que tem, precisamente, a ambição de servir de base para o lançamento de pequenos satélites. Merecem uma maior aposta por parte da União Europeia”, defendeu Maria da Graça Carvalho. 

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho