Maria da Graça Carvalho desenvolve roteiro para a ciência nos Açores

Maria da Graça Carvalho desenvolve roteiro para a ciência nos Açores

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, desloca-se na próxima semana à Região Autónoma dos Açores para desenvolver um "Roteiro para a Ciência: Espaço e Mar", com o intuito de, “no terreno, conhecer os projetos açorianos nestas áreas”.

Para Maria da Graça Carvalho, que tem vindo a acompanhar o desenho e desenvolvimento da Estratégia dos Açores para o Espaço, “é imperativo ir a Santa Maria, reunir com a nova estrutura de missão dos Açores para o Espaço, inteirar-me in loco do ponto de situação dos projetos em curso, aprofundar constrangimentos e potencialidades, identificando em que medida o meu trabalho no Parlamento Europeu, nestas áreas, pode auxiliar a Região a concretizar os objetivos desta Estratégia, que serão benéficos não só para os Açores, como para Portugal e para a Europa”.

Já no que diz respeito aos assuntos do Mar, a ex-ministra para ciência, agora Vice-Presidente da Comissão das Pescas no Parlamento Europeu, aponta que “o potencial de crescimento da economia azul nos Açores, enquanto região ultraperiférica, situada a meio do Atlântico Norte, é reconhecido na UE. Como tenho vindo a referir, o mar é um dos maiores ativos dos Açores, o conhecimento cientifico que se produz sobre ele na Região, é uma mais valia, não só para a própria como para toda a União. Com esta visita, pretendo também conhecer os projetos em desenvolvimento nas áreas ligadas ao mar, pelo que, para além de Santa Maria e São Miguel, me deslocarei à Ilha do Faial”, esclarece Maria da Graça Carvalho.

“O Espaço e o Mar são duas áreas em que os Açores querem estrategicamente apostar e com as quais trabalho na Comissão das Pescas e na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, que integro no Parlamento Europeu, pelo que esta visita se reveste da maior importância”, finaliza.

A eurodeputada tem já agendadas reuniões com o Presidente do Governo Regional, com a Federação das Pescas, com a Escola do Mar dos Açores, com o Centro de Controlo Oceânico, com a EMA-Espaço, bem como uma visita à Nonagon e ao ecossistema espacial em Santa Maria.

Este roteiro acontece no âmbito da #MissãoAçores que, recorde-se, foi lançada em 2020, pelo então chefe de delegação, o eurodeputado Paulo Rangel, que firmou o compromisso dos seis eurodeputados do PSD, em estreita cooperação com o PSD Açores, não abandonarem a defesa dos interesses da Região, na ausência de um eurodeputado açoriano em Bruxelas.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho