A notícia da TSF “Montijo vai ter a pista mais curta de todos. Não chega para aviões mais pesados da Ryanair” refere-se a um estudo da ANAC ao qual a TSF teve acesso e que alerta para o facto de a futura pista do aeroporto do Montijo, com um total de 2400 metros, não permitir a operação plena da aeronave B737-800, porque não tem um total de comprimento mínimo dos requisitos de operação desta aeronave, que são 2500 metros.
O comprimento da futura pista de apenas 2400 metros irá criar limitações operacionais ao aeroporto, quando se trata de uma aeronave B737-800 ou maior, significando menos passageiros e menor capacidade de carga. A frota da Ryanair é totalmente composta por estas aeronaves. As frotas da Luxair e da AirEurope também possuem este modelo de aeronaves.
Para a deputada, Cláudia Monteiro de Aguiar, da Comissão dos Transportes e Turismo, “esta decisão coloca limitações antes mesmo da conclusão do novo aeroporto. Um projeto desta dimensão e com os custos financeiros que comporta, apresentar à partida condicionamentos à descolagem de alguns aviões de grande porte, não é uma decisão séria.”
Sendo um aeroporto complementar, especialmente vocacionado para a operação destas companhias low-cost e para serviços de médio curso, a eurodeputada social democrata, Cláudia Monteiro de Aguiar, questionou a Comissão Europeia se “Tem conhecimento deste parecer da ANAC? Caso a resposta seja afirmativa, considera que a decisão do Governo Português foi a mais fundamentada tendo em conta esta limitação referida no parecer da autoridade nacional que certifica os aeroportos em Portugal?”