Rangel em Zagreb prepara adesão da Croácia a Schengen

Rangel em Zagreb prepara adesão da Croácia a Schengen

O deputado Paulo Rangel, enquanto relator do Parlamento Europeu para o processo de adesão a Schengen, estará nos próximos dias (6, 7 e 8 de outubro) em missão na Croácia para diversos encontros com as autoridades nacionais.

O programa da visita, que se realiza a convite do Governo croata, inclui encontros com o Primeiro-Ministro, Andrej Plenkovi?, uma reunião com o Presidente do Parlamento e o Provedor de Justiça e uma visita a um centro de refugiados e a um ponto na fronteira do país com o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro do Interior da Croácia, Davor Bozinovic.

A Croácia é o Estado-membro mais recente da União Europeia, vai dar passos de gigante no completar do processo de integração. Em janeiro de 2023 vai adoptar o euro, sendo o vigésimo membro da moeda única.

“Esta visita é crucial para avaliar no terreno todas as condições para a adesão da Croácia a Schengen. Queremos que, na mesma data ou no mais breve prazo possível, o mais recente Estado Membro da UE possa juntar-se ao espaço Schengen.” afirma o relator do processo de adesão, Paulo Rangel.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho