campaign-5
  • 7 de setembro, 2026

Sérgio Humberto resgata Fundo Social Europeu para 2028-2034

O eurodeputado do PSD e relator do parecer na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais (EMPL) liderou o consenso parlamentar que garante o FSE+ como instrumento independente, com financiamento dedicado às qualificações, ao emprego jovem, à coesão territorial e com verbas diretas para as comunidades locais, para o período 2028-2034.

“Quando assumi a responsabilidade de redigir este parecer na Comissão EMPL, o nosso objetivo era cristalino: transmitir a mensagem de que o FSE tem de continuar a ser um instrumento autónomo. Conseguimos resgatar com sucesso o Fundo Social Europeu Mais enquanto instrumento genuíno e independente, juridicamente blindado com uma dotação dedicada de, pelo menos, 124,19 mil milhões de euros”, destacou Sérgio Humberto, sublinhando que este resultado mantém a economia social de mercado europeia firmemente ancorada em apoios direcionados para as qualificações, a competitividade laboral e o emprego jovem. 

Sérgio Humberto desenvolveu um trabalho contínuo de articulação técnica e política com os correlatores das comissões de Desenvolvimento Regional (REGI), dos Orçamentos (BUDG) e da Agricultura (AGRI), bem como com os correlatores do FSE. Esta estratégia negocial evitou quaisquer conflitos de competências e garantiu uma posição sólida e respeitada perante as restantes comissões parlamentares. 

Aprovado com o forte apoio de uma vasta maioria que abrange o PPE, S&D, Renew, Verdes e ECR, o parecer espelha a liderança dos sociais-democratas europeus: “O PPE liderou, definiu o perímetro e provou que somos o centro de gravidade responsável deste Parlamento”, sublinhou o eurodeputado.

A proposta consagra ainda uma forte dimensão de coesão territorial, desenhada para ter impacto direto junto das populações locais e das estruturas de proximidade. “Enquanto antigo presidente de câmara, fiz questão de assegurar que este regulamento serve as nossas comunidades locais. Tornámos obrigatórios os capítulos regionais e territoriais, garantindo financiamento regular diretamente para as autoridades de gestão regionais”, concluiu Sérgio Humberto.