Task Force do Turismo reúne com Presidência Portuguesa

Task Force do Turismo reúne com Presidência Portuguesa

A Task Force do Turismo do Parlamento Europeu reuniu com a Secretária de Estado do Turismo, Ana Rita Marques, em representação da Presidência Portuguesa no sentido de acompanhar os trabalhos em curso junto da Comissão Europeia para o apoio à Indústria do Turismo e Viagens. Na reunião estiveram presentes os deputados coordenadores da Task Force: Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE), István Ujhelyi (S&D) e Ramon Bauzà Díaz (Renew Europe). 

Numa das intervenções, Cláudia Monteiro de Aguiar, deputada do PSD referiu que, para evitar os erros do passado, “a vontade política dos Estados Membros deve ser um imperativo de forma a coordenarem e uniformizarem os protocolos sanitários para as regras de viagem dentro União e com países externos, nomeadamente com testes à partida, para evitar quarentenas desproporcionais  e  medidas díspares, e um certificado de vacinação interoperável sendo possível já este verão”. 

Os deputados fizeram chegar a Ana Rita Marques a importância de encontrar mecanismos financeiros para apoiar a liquidez das empresas que vivem tempos dramáticos e auscultaram o posicionamento dos Estados Membros sobre a pertinência de uma Agência Europeia para o Turismo no futuro, como entidade que permita gerir a recolha e tratamento de dados, que deem apoio à tomada de decisão aos agentes do sector.

A Task Force reiterou que  “não haverá retoma económica na Europa, sem o contributo do Turismo e Viagens, e apelou à Presidência Portuguesa que mantenha os esforços necessários para deixar marca e apoiar as medidas que o Parlamento Europeu aprovou no sentido de criar alicerces para uma verdadeira Política Europeia para o Turismo".

A Comissão Europeia lança hoje a proposta de regulamento para o certificado de vacinação que pretende estrar em vigor dentro de três meses e que tem como objectivo agilizar e permitir a retoma das viagens e turismo com regras comuns para todos os Estados-Membros, evitando a disparidade de regras actuais existentes.